Cores no Computador–(Parte 02)

HD_wallpapers_part_2___________by_steja007


No primeiro post, expliquei como a gente enxerga as cores, como funciona o código RGB e o CMYK e o que é Pantone, dentre outras coisas. Nesse post vou considerar que você já sabe isso e não vou mais explicar. Se não sabe, ou não tem certeza, recomendo que volte e leia, está até divertido.

Os códigos de cor RGB e CMYK, embora existam por razões diferentes, são, no final, apenas variações do mesmo tema. Se você vai trabalhar uma imagem para ser usada na internet, ou se vai editar um vídeo para ser veiculado na televisão, deve usar RGB.
Se vai fazer uma arte para ser impressa, ou fazer um gráfico para gerar um documento, deve trabalhar com CMYK.

Independente de qual deles for usar, o trabalho vai ser feito em um computador. E para este, não existe diferença entre os dois códigos. Podemos até lembrar que os monitores, por sua própria natureza, funcionam em RGB, mas ainda assim eles, complacentemente, permitem edições em CMYK.
O único cuidado real que se deve tomar é, ao finalizar um trabalho que será impresso, certifique-se que o arquivo está sendo salvo com o padrão CMYK. E sim, você pode até mandar para a gráfica em RGB, mas chegando lá eles vão ter que converter para CMYK e pode acontecer uma discrepância entre as cores que você viu e as cores que vão aparecer na impressão. Fora esse pequeno cuidado, nada realmente muda no computador ou em sua arte, independente do sistema de codificação de cores que estiver usando.




Nessa caixa de seleção de cores do Photoshop, podemos ver que esse tom de vermelho pode ser representado de muitas formas:
Em RGB ele é 255, 0, 0.
Em CMYK ele é 0, 87, 99, 0
Em Hexadecimal ele é FF0000

Existem ali ainda dois valores. HSB e LAB
H: S: e B: formam a sigla para Hue (Matiz, Tonalidade), Saturation (Saturação) e Brightness (Brilho).
Como no RGB, nesse sistema as cores são representadas por 3 números. O primeiro deles, Hue, representa a cor em si, e é um valor dividido em 360 graus, quer dizer, uma valor que vai do 0 ao 360, sendo que 0 e 360 representam a mesma cor (vermelho).
Agora, uma imagem para facilitar a coisa:
hsl_top

Como é dividido em 360 graus, temos lá nos 90º o verde, 180º o ciano e assim por diante.
Os outros dois valores, S (Saturação) e B (Brilho), trabalham com valores de porcentagem, que vão de 0 (zero) que presenta a ausência do valor, a 100m que indica o valor máximo.

(Academicamente, temos:
HUE ou Matiz. É a intensidade do espectro da cor, o seu comprimento de onda;
Brilho.  É a intensidade luminosa. Percebemos em forma de claridade;
Saturação. É a pureza do espectro da luz. Quando muito saturada, a cor se torna bem definida, precisa. Com baixa saturação, temos um tom mais lavado, pastel;).


Isso considerado, fica simples entender como funciona: O Hue determina a cor,  em sua escala que vai de 0 a 360, a Saturação determina a intensidade (no exemplo abaixo, podemos ver indo do branco [0] até o vermelho bem forte [100]) e o Brilho que vai do escuro absoluto [0] até a cor original [100].
cl_03

Se vocês observarem a caixa de cores do Photoshop, na imagem ali de cima, vão ver uma barra vertical, que começa e termina em vermelho, logo à direita da caixa de cores. É uma representação vertical do HUE.
hsvcylinderqv2
Para ajudar a fixar, mais imagens explicando o HSB (Bendita Internet!):

HSV_Color_Cone
HSV_color_solid_cylinder_alpha_lowgamma

Ainda temos o LAB (ou L a, b) antes do hexadecimal!!
LAB significa: L para Luminance (Luminância) e os valore A e B são os componentes ou valores cromáticos dessa luminância. “A” vai de verde a vermelho e “B” vai de azul a amarelo. Esse modelo de cores foi criado para ser independente de um dispositivo específico, como um monitor ou uma impressora.
O valor da Luminância vai de 0 (zero) a 100 e os valores dos componentes A e B vão de –128 a + 127.
LabSys

Segundo esse modelo, "A" varia do verde ao vermelho, e "B" varia de azul para amarelo. Este modelo foi projetado para ser independente do dispositivo. 
Em outras palavras, através deste modelo, você pode manipular cores, independentemente de dispositivos específicos (como monitores, impressoras ou computadores). 

Os intervalos de luminância vão de 0 a100, os intervalos do componente "A" vão de -120 a +120 (do verde ao vermelho) e os intervalos do componente "B" variam de -120 a +120 (de azul para amarelo).
Ufa...

E, finalmente, o valor Hexadecimal de cores!!! (Até que enfim!!!)

Como já vimos, no computador cada cor é composta por uma determinada quantidade de Vermelho (R) , Verde (G) e Azul (B). Todas as cores possíveis são feitas a partir dessas três.

Uma cor em Hexadecimal de valor #FFAA33 (um alaranjado claro) é apenas uma maneira compacta de dizer que o valor em RGB dessa cor é R 255, G 170 e B 51.

Assim, cada par de dígitos no valor Hexadecimal representa as cores R, G e B, no seguinte formato: – #RRGGBB (Os dois primeiros dígitos para o valor Hexadecimal de Vermelho, os dois seguintes para o valor do Verde e os dois últimos para o valor do Azul).
Mas o que significam essas letras FF e AA? Esses são os valores Hexadecimais (ou Hexa, para ficar menor), uma maneira compacta de se escrever números.

Os valores de Hexa usam os 10 números decimais regulares (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e mais seis dígitos extras (A, B, C, D, E, F).

Para facilitar o entendimento, vamos contar até 20 em Hexa. A coisa seria assim:
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F, 10, 11, 12, 13, 14.

Eu sei que é um bocado técnico e meio chato de acompanhar. Quero dizer, nesse exemplo aí de cima eu acabo de dizer que D vale 13 e 13 vale 19!!
Mas a coisa realmente importante para se saber sobre os Hexas é que as letras são maiores que os números. Por exemplo A0 é maior que 99 e AB é maior que A9.

Seguindo esse padrão, então o maior número que você pode conseguir em Hexa é FF e o menor é 00.
Nesse caso, o número Hexa #FF0000 significa 100% de Vermelho, 0% de Verde e 0% de Azul.

Vou colocar em exemplos:
#FF0000 = Vermelho puro
#00FF00 = Verde puro
#0000FF = Azul puro
#FF00FF = Magenta
#FFFF00 = Amarelo
#00FFFF = Ciano
#FFFFFF = Branco (porque a soma de todas as cores, em RGB, dá branco)
#000000 = Preto (porque a ausência de todas as cores, em RGB, dá preto)

(Vale a pena, quem tem Photoshop, CorelDRAW! ou algum outro programa que trabalhe com cores e tenha um campo para valores Hexa, dar uma brincada por lá e ver como os valores mudam as cores. É interessante também mudar as cores em RGB e ver o valor Hexa resultante)

E, finalmente, todo número Hexa é antecedido pelo sinal #.
Esse sinal serve apenas para deixar claro que está sendo usado um número Hexadecimal.
Da mesma forma que usamos @ para indicar um endereço eletrônico ou $ para indicar valor monetário.
E é isso! Sei que não está muito técnico, mas não era mesmo minha intenção. Espero que tenha sido útil!

contrasts-in-rgb-wallpapers_4508_1600x1200

Comentários

Unknown disse…
Gostei da explicação e achei bem didático.
Camila Monteiro disse…
Olá... é ficou bem tecnico memso, mas eu curti demais, sou extremamente leiga no assunto e entendi tudinho (eu juro).
Gostei de fazer porque exisitia esses zilhoes de FFFF e 0000 nas cores, mexemos muito nisso nas configuracoes de cores do blogger e agora tenho uma noçãozinha.
Beijos, adorei o post!

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

As Pílulas de Farinha e a Memória Popular