O Furo da Prefeitura - (ou "Tio, Me Ajuda A Sair Do Buraco?")




A mais ou menos um mês, eu vi na TV uma matéria sobre uma senhora que caiu em um buraco, desses que a prefeitura tem feito, para colocar a canalização para a irrigação das praças e jardins. A mulher tinha uma bandagem enorme em uma das pernas e reclamava que o buraco não estava devidamente sinalizado. A prefeitura culpou a empresa e a empresa alegou que colocaria avisos. A mulher continuou machucada, como é normal e ninguém assumiu a responsabilidade, como é normal. Eu moro na 304 Sul, e tenho que atravessar a NS-02 diariamente, para ir ao meu trabalho. A prefeitura, cerca de três semanas atrás, começou as obras de irrigação publica nos jardins dessa região, e um trator fez um buraco sobre todo o jardim, entre a LO-05 e a LO-03. É um buraco de meio metro de profundidade, mais ou menos. Não há como passar de um lado ao outro da rua sem ter que saltar sobre o buraco. Não é um buraco grande, em diâmetro, deve ter no máximo uns 40 centímetros. O problema é que ele se estende por todo o jardim. E, é claro, não está sinalizado. Bem, três semanas depois, o buraco ainda está lá. Quando chover, não só esse serviço terá se tornado desnecessário, como a própria chuva vai cuidar de tapar tudo novamente. Eu não sou muito organizado. Minha casa está sempre bagunçada, e não fosse a mesa do meu computador, eu poderia dizer que sou sempre meio desorganizado. Mas, se eu fosse trabalhar com o dinheiro de alguém, imagino que coordenaria as coisas. Não entendo as dificuldades que a prefeitura passa, e pode até ser meio injusto de minha parte fazer um comentário sem conhecer todos os pontos envolvidos, mas me parece completamente racional mandar fazer um buraco em um momento próximo àquele no qual o buraco vá ser utilizado. Quero dizer, faz o buraco: Isso atrapalha a vida do pedestre, mas serve a um bem maior, então tudo bem. Mas combina com a tal empresa, para, uma vez feito o buraco, colocar logo os canos e fechar aquilo. Agora, o pedestre (eu, no caso) não tem por onde atravessar, não há isolamento ou qualquer sinalização que indique o problema - isso a noite pode ser perigoso - e a empresa que deveria colocar os canos e fechar o buraco não vai lá. Mas não dava pra sincronizar isso não? Nesse momento, ninguém é responsável. A prefeitura reclama que a população reclama de tudo, mesmo quando eles estão trabalhando. A empresa alega que vai tomar providencias, mas até agora nada. Se chover, vão ter que fazer o trabalho de novo, porque a terra vai descer e tapar os buracos. Enquanto isso, o povo não consegue atravessar ali com segurança. E, quando finalmente ficar pronto, vai virar propaganda, mostrando que maravilha que é. Não é uma reclamação política nem partidária, é mais uma queixa contra a falta de senso comum. Não seria possível esperar um pouco mais antes de fazer o tal buraco? Não sendo possível, não poderia a empresa que coloca os canos e fecha os buracos agir imediatamente após escavarem as ruas? Nesse meio tempo, não seria possível sinalizar que ali existe um buraco, evitando que alguém caia lá dentro e machuque uma perna? Apenas um pequeno problema urbano, que me aflige diariamente a quase um mês, e que eu não entendo a razão da existência.
P.S. Hoje, dia 26 de setembro, choveu. A terra que estava do lado de fora do buraco virou lama e escorreu de volta para dentro da vala e para o asfalto. Alguém vai ter que fazer o serviço de novo...

Comentários

nani disse…
Acho legal essa preocupação sua com os problemas da cidade...
Cai da moto e me queimei justamente por conta de um buraco na rua...
Vejo que as poucas medidas que são tomadas são momentâneas, apenas pra remediar!
Solução mesmo não existe! Eles não se preocupam em resolver o problema de vez...
E todo ano é a mesma coisa...
Você postou isso ano passado e republicou esse ano. Mas e agora? Que fim levou esse buraco?

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS