As Revelações que a Chuva Traz

chuva-5497
E lá fui eu para o mercado, a pé. Esperei o sol se esconder, porque estava MUITO quente. Apareceram umas nuvens, e lá fui eu feliz, fazer (poucas) compras.
Logo antes de sair do mercado, que fica a duas quadras de distância de minha casa, o tempo escureceu muito, nuvens de chuva aparecerem rapidamente, é isso que dá morar ao pé de uma serra.
Com o início da chuva, me encostei na parede externa do mercado, para depois me sentar em um banquinho improvisado, do lado de fora. Me recusei a voltar para dentro do mercado, seria sinal de a chuva me assustou…
E, eu não havia levado guarda-chuva, é claro.
A chuva veio forte e com muito vento, e meu abrigo se mostrou inadequado. Entendi que não fazia sentido ficar ali parado me molhando, e decidi ir para casa debaixo de chuva mesmo.
Como eu tinha comprado uma Coca-Cola, assumi a chuva como o preço que eu teria que pagar pelo meu vício.
Removi a bateria do meu celular, porque molhar celular com a bateria provoca curto e estragos, coloquei carteira, bateria e celular nos bolsos de trás (porque bolso de trás demora mais para molhar) e entrei na chuva.
E foi uma experiência gratificante, repleta de aprendizados.
Imediatamente, percebi que mesmo nesses quentes dias de verão, a chuva vem mais fria que o corpo da gente. Mas descobri também que a água da enxurrada é quente (provavelmente pelo calor do asfalto), a chuva em si é fria, mas as gotas que caem das árvores são ainda mais frias.
Descobri que motoristas são sempre filhos da mãe, para eles não importa se faz sol ou se está chovendo, o que importa é que a poça d´água existe e eles tem que passar sobre ela para molhar (ainda mais) os pedestres.
Descobri com espanto que as compras tendem a ficar mais pesadas, no período que se fica sob a chuva. Muito mais pesadas. É conveniente que, quando carregar suas compras em sacos plásticos, como foi meu caso, que se faça pequenos furos na parte de baixo deles.
Aprendi também que sob a chuva, os cães latem para você, mas não correm atrás.
Bermuda de malha pode ser muito confortável, mas não  é legal para ser usada debaixo de chuva, se você não usa cueca.
Andar na enxurrada me trouxe agradáveis memórias de minha infância, mas a terra que vem junto com a água entra no tênis, se enfia entre os dedos dos pés e leva em sua correnteza muito da alegria da experiência.
As pessoas dividem com você qualquer pedacinho de marquise ou pontinha de guarda-chuva, mas ninguém te chama para entrar na casa deles para sair da chuva.
Finalmente, se você sai para comprar uma Coca-Cola, verifique antes se está vindo uma chuva. Porque depois de tomar uma chuva enorme, você certamente vai preferir um chocolate ou um café quente.
Eu tomei a Coca, achei desaforo não tomar. Mas ela estava deliciosamente gelada demais…

coca-cola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS