O Carro e o Pedestre (ou "Corram Por Suas Vidas!!!")




E lá ia eu, feliz e tranqüilo, descendo pela avenida LO-05, em direção à feira da 304.
Era uma sexta-feira e essa feira, no coração de Palmas, funciona durante a noite, encontra-se lá uma ótima paçoca de carne.
Como essa avenida tem longos trechos sem calçada, ando pelo asfalto, no cantinho, junto ao meio fio, mas na contra-mão, para ver os carros que estão vindo.
Tenho medo de ser atropelado de costas!
Aliás, fazendo um parênteses sem parênteses aqui, isso é algo que eu acho mesmo que poderia ser corrigido. A prefeitura pede aos donos dos terrenos que façam as calçadas. Se eles não fizerem, a prefeitura poderia fazer, e depois cobrar na conta do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU. Simples e seguro para os pedestres. Mas acho que ninguém na prefeitura anda a pé. Enfim...


Quase oito horas da noite, um trecho escuro, uma parte da avenida com 3 pistas.
Um senhor, não muito esperto, com os faróis apagados, resolve ultrapassar um caminhão que estava na pista do centro, pela direita!
Claro, jogou o carro em cima de mim.
Com os faróis apagados!!
E ainda buzinou para mim e me xingou!!!

Agora, para lá da completa estupidez desse pobre coitado que eu prefiro acreditar que estava embriagado, temos todo um outro problema; O pessoal aqui em Palmas não sabe dirigir.


Sei que essa é uma reclamação de quase todas as capitais e grandes cidades do país, mas em Palmas a coisa é séria mesmo.
Conversando um dia com um amigo (Diretor de informática de um órgão público, não dá pra falar que se trata de uma pessoa ignorante), ele me disse que só dá seta ao fazer curvas, se puder ver algum pedestre ou carro próximo.
Me disse:

"Não preciso dar seta, se não tem ninguém por perto."


De onde sai isso? Será que ele aprendeu isso na auto-escola? Sei que a média dos professores de direção em Palmas é baixa (Em recente teste, 84% deles foi reprovado) mas não acredito mesmo que tenham ensinado isso ao meu amigo.

Tentei argumentar que a lei diz para ele sinalizar ao fazer a curva, e não "sinalizar ao ver alguém, enquanto faz a curva".
Tentei apelar para a razão, que ele pode não estar vendo alguém que realmente está lá, (A pé ou com os faróis apagados) e que realmente não é serviço dele verificar se tem gente na rua, e sim dar a seta quando for fazer a curva.

Mas as pessoas inventam as próprias regras, ignoram ou desconhecem o regulamento, e aí vira essa meleca diária na vida da gente.

Com o tempo livre em casa, enquanto filosofava no banheiro, tentei entender o que acontece no trânsito daqui e por que.

Deduzi que a culpa é do DETRAN.

Senão, vejamos:

Considerando que a missão do DETRAN é
“promover a segurança no trânsito e a cidadania, por meio de ações educativas, habilitação, registro de veículos e identificação civil, atuando com ética, transparência e elevados padrões de qualidade”, quando isso não ocorre, é simplista demais culpar os motoristas.

Em Palmas, uma vez por ano, durante um ou dois dias, o DETRAN coloca uns coitadinhos no semáforo próximo ao Shopping, vestidos de palhaço, com panfletos instrutivos sobre o trânsito. No resto do ano, eles se contentam em multar os motoristas.

Mas então, cadê os "elevados padrões de qualidade"?


Podemos responsabilizar então o diretor do DETRAN, certo?
Olha, não sei não.
Por mais omisso e irresponsável que possa ser, ainda assim ele segue as diretrizes do
DENATRAN, e esse sim, escondidinho, é o grande vilão.

Quero dizer, se essa instituição mantivesse regras rígidas e bom policiamento sobres os DETRANS, seria possível manter uma regra única para todos os Estados e Municípios.
Como é que no norte o pessoal para em cima das calçadas sem repressão alguma, enquanto que no sul do país isso é considerado pelos motoristas com erro grave?

As regras de trânsito são nacionais, e embora devam ser impostas pelos DETRANS, é o DENATRAN o órgão obrigado a fiscalizar os DETRANS.

Então, gente, é simples: O DENATRAN deve prover os DETRANS com as regras, campanhas de conscientização e o que mais for necessário para educar os motoristas e pedestres, e diminuir a quantidade de acidentes e multas.
Os DETRANS devem seguir essas regras, que são federais, tornando o trânsito de todos os Estados idênticos, simplificando as regras e protegendo vidas.

Vamos lá, é simples!!
Claro, quando se fala nisso, uns começam a jogar a culpa em outros, já vi presidente falar que tal lei "não pegou".
Ficam todos tentando provar que a culpa não é deles. E enquanto isso, a gente continua vivendo nesse risco desnecessário.

O que me apavora mesmo, é que eu não tenho instrução nenhuma para determinar ou escrever regras de transito, e ainda assim, durante uma rápida visita ao banheiro, entendi o que anda dando errado no transito assassino brasileiro.
Não seria possível colocar alguém lá no comando dessa bagunça com um mínimo de conhecimento sobre o que fazer para proteger esse povo que, no final, paga seus salários?

Afinal, pelo amor de Deus, esse é o serviço deles!!!

Comentários

vagnercassol disse…
Concordo plenamente quando você diz que a responsabilidade é dos DETRANS mas estabeleceu-se um padrão cultural nesse país que lei não precisa ser cumprida. Passo todo dia ao lado dos correios onde tem duas placas de proibido parar e estacionar e é praticamente impossível passar um dia sem encontrar carros estacionados nesse local usando a terceira faixa. Cadê a guarda metropolitana para multar esse pessoal ?

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

As Pílulas de Farinha e a Memória Popular