A Sogra
Esse é um assunto delicado justamente porque todo mundo já fez piada sobre ele. Fazer piada sobre sogra é tão comum quando fazer piada sobre português. É uma tradição, e por ter se tornado tradição, deixou de ser ofensivo. Já vi sogra contar piada de sogra! Elas levam na brincadeira, porque sabem que é brincadeira. Bem, elas estão erradas.
Na verdade, nós homens sabemos que todas as sogras são do mal. Apenas não comentamos por precisamos delas como aliadas, pelo menos por algum tempo. Mas acreditem, TODAS as sogras (Menos minha mãe, é claro) são do mal!
Elas odeiam os genros por qualquer razão, ou mesmo por razão alguma, e todos os homens sabem disso. Elas são aquelas pessoas que chegaram ao fim de uma fase da vida, já foram esposas e já foram mães, e agora não sabem qual será a próxima fase, mas acreditam que os namorados das filhas estão ali para atrapalhar.
Nós homens, por outro lado, não queremos nada com as gentis senhoras, além de distância. Tudo que queremos são as saborosas filhotinhas delas. Mas a Irmandade dos Homens sabe que não há uma sem a outra. Mesmo as orfãs tem uma avó, uma tia, uma ama-de-leite, para fazer as vezes de sogra e estragar com a vida da gente.
Então, vamos entender o que acontece, para sabermos como agir:
Inicialmente, as sogras são simpáticas. Não porque realmente sejam, mas apenas porque ainda estão agindo como mães (das filhinhas delas) e não como sogras. A medida que você fica mais íntimo da filha, essa mulher passa por um grotesco processo de mutação, e começa a implicar com qualquer coisa que a filha fale, que envolva o namorado. Eu pessoalmente acho que as sogras querem continuar tendo poder sobre as filhas, e por extensão, sobre os namorados delas. É uma atitude egoísta e maluca, que pode realmente atrapalhar a vida de um homem sem muito jogo de cintura.
A medida que você fica intimo da namorada, aumenta sua exposição à sogra. Um dia tem um aniversário, no outro um jantar. Daí, ela começa a te tratar, primeiro como alguém da família, para depois como um inimigo da família.
E ela tem que fazer isso, porque é a única maneira que ele tem agora de exercer algum tipo de autoridade sobre quem quer que seja.
O marido já não a escuta mais, normalmente nem a nota em casa. Os filhos, todos já crescidos e adultos, mal tem tempo para ela. Assim, o namorado da filha é não só uma pessoa para ela poder incomodar e descarregar as frustrações da vida, como também é alguém que lhe permite, de novo, interferir na vida da filha.
Não adianta lutar contra ela. Ela é uma força grande demais, mesmo para o melhor dos homens. E não me entendam errado! Sou humilde o suficiente para saber que tem certas pessoas que não podem ser vencidas pela força! Para essas, o melhor é a aliança!
Depois, você derruba e pisa.
Então, como levar a deliciazinha para casa, sem a velha abominável incomodar? Como sobreviver à sogra?
A primeira atitude, é ser gentil. Agrade a fera, leve flores, cumpra horários, seja gentil. Normalmente, isso faz a pobre velha solitária gostar de você. Não esqueça que um dia, aquela coisa já foi uma mocinha, querendo atenção. É a mesma coisa, só que não presta pra sexo.
Trate-a bem. Obedeça-a. Finja ser a pessoa que ela gostaria que você fosse, tanto para a filha, quanto para ela.
Mas observe-a, preste atenção em tudo que ela fizer ou disser, isso pode ser sua salvação.
Enquanto isso, invista na namorada, mas concorde com tudo que a mãe dela fale, mesmo e principalmente) quando isso atrapalhar os desejos e vontades da namorada. Estimule nela vontades que a mãe não permita realizar. E continue obedecendo as ordens dela.
Exemplificando: Descubra um show de um grupo ou cantor que sua namorada goste. Compre ingressos com muita antecedência. Fale sobre o show todos os dias, deixe a namorada extremamente interessada em ir. No dia do show, pergunte à sogra a que horas ela quer que vocês voltem.
Ora, é claro que a velha vai marcar um horário absurdo, para mostrar quem é que manda.
OBEDEÇA!
Saia do show faltando 15 minutos para as 11 horas da noite, (isso normalmente é ali pelo meio da primeira música) e esteja na casa da namorada no horário exato.
Não só a sogra vai ter um aumento de confiança (e auto-confiança, e é aí que ela vai cair) como isso vai minando o humor e paciência da filha com a mãe.
Depois de algumas vezes, sua namorada vai estar topando fazer TUDO com voce, e escondido!!
A segunda parte disso só deve ser executada se a atual namorada valer muito a pena. Porque se for uma menina mais descartável, deixa pra lá. Já comeu mesmo, sai fora e fica livre dessa familinha nojenta.
Mas, se você pretende ficar mais algum tempo com a menina, tem que derrubar a sogra, não tem outro jeito. Vocês não estavam mesmo pensando que eu me daria por vencido, né?
Não, amigos, vamos à forra!
Vários caminhos a seguir, mas são basicamente duas linhas de ação: Desmoralizar ou desacreditar. Pode parecer a mesma coisa (a Queda da Véia) mas são ações bem diferentes. Lembra lá em cima quando eu disse pra observar e prestar atenção na sogra? Isso vai servir muito, na hora da revanche.
Essa observação vai te dar os dados suficientes para traçar sua linha de ação.
Toda sogra, por mais inacreditável que possa parecer, é uma mulher. E toda mulher gosta de falar. Se você fez seu trabalho direitinho, agora já sabe se ela ainda tem uma vida sexual ativa, ou se ao menos gosta da coisa. Sabe também, pelo atores de televisão, qual o tipo de homem que ela um dia gostou.
Vasculhe o passado dela, descubra pequenas histórias, verifique tudo, um podre sempre aparece, se a gente procurar bem.
Podemos também apresentar um "tio" ou um "primo" para ela, apenas pra trazer alguma alegria de volta à vida dela, para depois te-la na mão.
Entendo que o processo de Desmoralizar é difícil e nem sempre funciona, mas se você descobre algo, ou consegue plantar um homem no caminho dela, depois é só diversão.
Agora, pode ser que não seja possível desmoraliza-la, até mesmo porque dá muito trabalho, e não existe mesmo mulher que valha todo esse trabalho. Tá, pode ser divertido, mas é provável que a gente encha o saco logo.
Daí, passamos para o processo de desacreditar a lacraia.
Faça amizade com o marido. Leve cerveja, faça churrasco, compre ingressos para o futebol e busque o sogrão, leve-o para uma pescaria de 3 ou 4 dias!
Não só ele pode ser realmente uma boa companhia (e se não for, ele é homem, ajude ele), como essas coisas que ele não faz a muito tempo vão fortalece-lo novamente. Ele vai voltar a por moral dentro de casa. Daí, toda vez que você quiser sair com sua namorada e a velha doida que mora lá resolver incomodar, fale com o sogro. Ele vai resolver as coisas pra você, e ainda vai poder ser feliz novamente, mandando aquela cracatua calar a boca e ir lavar o banheiro.
Tenho alguns sogros que sobreviveram aos namoros, e se tornaram amigos e novamente homens orgulhosos, resgatados daquele relacionamento castrador no qual viviam.
E o que pode ser melhor do que se dar bem com a menina, sacanear a sogra e ainda fazer um membro da Irmandade dos Homens encontrar seu caminho de autoridade novamente?
O texto da Kassandra
P.S. (Quero deixar claro que esse post é apenas uma amostragem genérica do que alguns homens poderiam fazer. Em momento algum eu recomendo essa linha de ação, como também deixo claro que nunca agi da maneira aqui relatada. Todas as minhas sogras eram pessoas maravilhosas, de coração enorme, e nunca tive nada para falar delas que as desabonasse. Inclusive aproveito esse P.S. para pedir desculpas à Maria Flavinha, eu não sabia que aquela senhora era sua mãe, jamais teria ficado com ela se soubesse. E dona Marinalva, meu telefone ainda é o mesmo, qualquer coisa, estamos aí...)
Comentários