Opostos - (ou "Mulher Tem Mesmo Dessas Coisas...")

Tenho uma amiga que recentemente criou seu próprio blog. Minha impressão é que ela nunca foi lá muito apaixonada por tecnologia ou informática, mas seu novo computador parece que lhe abriu vários horizontes.

Legal isso, me considero tecnomaníaco a muito tempo, é sempre bom mais um na turma!
Trocamos algumas idéias sobre o novo computador dela (e ela já começou com um Mac!!), sobre softs e fatalmente sobre blogs. Decidimos fazer uma coluna semanal juntos, não realmente juntos, mas vamos escrever sobre o mesmo tema, eu pelo ponto de vista masculino, ela pelo feminino.
Idéia legal, fiquei animado, me pareceu que ela também, eu querendo motivá-la ofereço para fazer uma logo para a coluna.

Gente, isso começou semana passada, já se vão seis ou sete dias.

Tentei fazer uma coisa clean a princípio, fiz uma logo usando apenas os símbolos universais de masculino e feminino, pensando que já que falaríamos sobre opiniões diferenciadas justamente pelo nosso gênero, essa seria uma referência visual legal.
Desisti quase que imediatamente, já se usou tanto isso, esses dois símbolos, queria uma coisa tão universal quanto, mas não tão comum. Afinal, era a primeira coluna conjunta de minha amiga, em seu primeiro blog!!!
Muita honra, vamos fazer algo mais legal.

Decidi nem mandar os primeiros esboços para ela, e passei logo para a próxima idéia.


Dessa vez, eu usei outro símbolo, também universal, de identificação de sexos (ou tão universal quanto possível, imagino que tenha banheiro no planeta todo) e deu nisso aqui do lado.

Minha idéia era a seguinte: opostos, por serem mesmo. Mulheres primeiro, porque sou educado. Cores absolutas pra forçar o conceito de oposto Uma faca para a mulher (arma silenciosa, perigosa, discreta) e um revolver para o homem (arma bruta, barulhenta, evidente).
Inverti os valores fálicos, deixando a faca para cima e a arma para baixo, quer dizer, tentei deixar um monte de sub-informação dentro da informação clara que era a logo.

E vamos lembrar, é uma logo de uma coluna conjunta entre dois blogs pessoais, que não tem muitos leitores ou acessos.

Coisa entre amigos!

E, foi logo após eu mandar essa logo para a apreciação de minha amiga que eu, tarde demais, entendi o tamanho da encrenca.

Ela me disse: "Gostei do nome, opostos. (E foi aqui, só aqui, que eu dei uma dentro) Quanto a imagem achei bastante pesada, seja pelas cores, seja pelos desenhos. Não gostei do homem e da mulher usando armas"

Certo, trabalho com isso a muito tempo prá saber que não se acerta na primeira.
Mas o leitor atento vai notar que nesse exato momento, eu deixei de ser um "Colega de Coluna" para me tornar o funcionário que precisa agradar a chefe! Inacreditável como as mulheres fazem isso!
E pior, mais inacreditável ainda como nós homens só notamos que a cadeia de comando mudou depois de MUITO tempo!
Nesse caso, "muito tempo" é representado por dezenas de variações dentro da criação da logo...

Mas ta certo, arma não é legal, deixa prá lá a simbologia, vamos tentar algo mais leve.

Nada de armas, dessa vez a mulher está branca, prá ficar mais leve, usei os símbolos universais que eu tinha descartado la em cima. Me pareceu uma coisa mais clean, algo como símbolos de super-heróis!

"É redundante ter um homem e uma mulher sendo reafirmados pelos próprios símbolos de masculinidade e feminilidade. Podemos usar algo mais leve. Ou ficamos com a imagem do homem e da mulher ou com a do símbolo."

EPA!!

Redundante??
Redundante magoa.

Tudo bem, fui eu quem a convidou, que diferença faz meus quase trinta anos de publicidade e propaganda?

Vamos prá frente, algo ainda mais leve...

Resolvo usar meus poderes de homem. O que ela não está gostando? O que nessa imagem incomoda uma mulher? Qual a reclamação constante em todos os modelos até agora?

Ela quer algo mais leve!

Não são os símbolos, nem as armas, é o contraste!!! Mulheres não gostam de contrastes absolutos! Preto e branco, que para mim ficava perfeito aqui, não é algo que agrade mulheres, elas precisam de tons, de variações!

Matei!

"Não gostei dos coloridos, prefiro o preto e branco."

O QUE ??????????????????????

Ta certo, pessoalmente achei azul e rosa meio forçado, mas como assim, prefere o preto e branco??

Não é possível que até aqui eu só tenha acertado o título do blog!! Nessa fase, eu já tinha feito mais de uma dúzia de logos diferentes, com mais de 30 variações! Cada e-mail que eu mandava para ela ia com pelo menos 4 (QUATRO) versões e variações da nova fase da logo! E ela agora volta para o preto e branco??

Daí, é claro, chega a primeira sugestão (porque mulher não agüenta!!)

"Também podemos usar algo como uma flor e um charuto ou um scarpin e um sapato social, um peixinho e uma peixinha. Pensei em algo mais descontraído. O que acha?"

O que eu acho??

Acho que flor e charuto é Monica Lewinski demais prá mim! Acho a idéia de peixinho e peixinha extremamente, EXTREMAMENTE gay, e não sei nem quero saber (e homem que é homem não sabe mesmo) o que é um Scarpin!!

Algo mais descontraído!!!!

ARGHHH !!

Por aí, eu já estava mandando e-mail sem os anexos, com textos desconexos e a rima foi involuntária.

Bem, voltei à base da idéia, já pronto prá deixar prá lá esse lance de logo, e acabamos concordando com uma, que, vocês vão ver, é MUITO parecida, praticamente idêntica à primeira que eu mandei.
Me fez lembrar de minha mãe, que me levava ao mercado prá comprar alguma coisa "rapidinho", dava voltas intermináveis entre todas as gôndolas, e quase três horas depois, comprava aquele pacotinho de feijão que estava ali do lado do corredor que usamos para entrar no mercado!!

Não gosto de citar nomes de pessoas no Blog, mas aqui não vai ter jeito, já que vamos escrever juntos.

Eu e minha amiga Kassandra Valduga publicaremos todas as segundas um texto com título e assunto idênticos, mas com os pontos de vista individuais, baseados em nossa visão diferenciada dos mundos masculino e feminino.

O assunto do primeiro já foi decidido, mas ela ainda não sabe qual título vamos usar!!!

Ela ainda não sabe o título!!!

Bem, vamos evitar as emoções fortes....

Kass, seja bem vinda!

Espero que possamos sobreviver ao blog e continuar amigos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS