O Futuro Não É Mais Como Era Antigamente




O que aconteceu foi que o futuro meio que me sacaneou.

Eu era moleque na década de 70. Os filmes que passavam na TV (e a nossa TV era em preto e branco!) eram poucos. Muitas séries, que na época chamávamos de "enlatados": Missão Impossível, Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo, Terra de Gigantes, Viagem ao Fundo do Mar, Espaço 1999, Daniel Boone, Kung Fu ("pequeno Gafanhoto"), Rin Tin Tin...
Para cada série contemporânea ou histórica (sem cuidado algum com a história) haviam 3 ou 4 de ficção científica.

E o ano 2000 era o futuro!!

Haveriam cidades na lua, carros voadores, a fome e as doenças teriam acabado. A política do futuro era um pouco complexa, variava muito de filme para filme, mas era quase certo que o Planeta Terra teria um governo único, ou que metade do mundo teria um presidente e a outra metade seria russa, comunista e perigosa.

Talvez houvessem alguns cataclismos, mas no geral, seria a época do conforto e da tecnologia sem pé nem cabeça, algo entre ciência e magia.

Parece que não teria internet também. Teriam telefones com telas de vídeo gigantescas, mas os computadores não teriam monitores e você sempre teria que imprimir o que quisesse ler.
Os próprios computadores seriam bem estranhos: caixas do tamanho de guarda-roupas, com fitas rodando de um lado para o outro e luzes, muitas luzes piscando na parte da frente deles.
Não daria para saber ao certo como se colocariam os dados para dentro deles, mas eles responderiam, por escrito, qualquer coisa que lhes fosse perguntado, por mais empírico que fosse!
E fariam barulhinhos ridículos e irritantes. O preço do avanço, imagino.

Os sistemas de comunicação avançariam muito e você poderia falar com alguém que estivesse em outra galáxia, em tempo real! Mas todos os telefones ou aparelhos usados para comunicação teriam fios, normalmente fios espirais.

As cidades na lua seriam geniais, pessoas inventariam esportes para se jogar naquela baixa gravidade, mas só falariam disso. Quando mostrassem as pessoas na lua, elas pareceriam tão pesadas quando aqui, só que na lua eles andariam em câmera lenta. Ah, e daria prá fazer fogo por lá, mesmo sem uma atmosfera. Boa lua aquela...

Os problemas com combustível teriam sido completamente resolvidos nas naves espaciais do ano 2000, mas sempre alguém faria uma merda e faltaria oxigênio.

Soluções simples como transformar alguém em um feixe de energia e mandar para a superfície de um planeta, onde ele seria milagrosamente remontado, seriam maneiras comuns de se viajar. Claro, se o pessoal se metesse em algum tipo de encrenca, o mesmo sistema não poderia tirá-los de lá.

A tecnologia do ano 2000 não seria lá muito confiável, mas todos a teriam como perfeita.

Haveriam cidades no fundo do mar e pessoas com habilidade de respirar por lá. Mas sempre teria alguém bem mal, desse mundo ou de outro, querendo roubar nossos mares. Eles nunca explicariam por que, ou pior ainda COMO fariam isso, mas sempre haveria uma boa força militar, um ultra-milionário civil ou uma criança gênio para nos salvar.

Alienígenas seriam comuns no ano 2000, mas só alguns seriam maus. Porém, os que fossem maus, seriam MUITO maus. Iriam querer destruir toda a vida na Terra por absolutamente razão nenhuma!


Os carros voadores (que era mesmo o que eu queria) seriam maravilhosos. Nunca ficariam sem combustível, não esmagariam os passageiros, não importando a aceleração ou velocidade. Parece que os inventores nem sequer pensariam nesse detalhe. Nunca colidiriam uns com os outros, não importando quantos houvessem. Alguns seriam dobráveis e quando acabasse sua viagem virariam pequenas malas, que você poderia carregar consigo. Outros iriam embora, sabe Deus para onde, mas retornariam no momento exato que você precisasse dele.

Aliás, no departamento de vôo, o século XXI tem se mostrado uma grande decepção para mim. Os JetPacks, aqueles jatos que as pessoas colocariam nas costas para voar, até que foram realmente inventados, mas tem autonomia de apenas 45 segundos e a melhor utilização que já deram para um deles foi durante o carnaval!
Os cintos anti-gravidade, tão comuns no ano 2000 da década de 70, estão tão longe agora quanto estavam na época. Botas a jato, roupas de vôo, tudo apenas no futuro de meu passado.

Bem, não posso reclamar muito. Fiquei frustrado, mas estou vivo!! "Mil chegará, dois mil não passará"
A Terra seria destruida no ano 2000 em maneiras completamente doidas e antagônicas. A Lua sairia de órbita (por conta de uma explosão atômica, que certamente seria culpa dos russos ou chineses) e a Terra encontraria seu destino. Um outro planeta, do tamanho da Terra, viria de algum lugar e colidira com ela. Uma reação atômica provocada por um experimento maluco de um cientista doido partiria a terra ao meio, dando tempo de apenas um casal ou um grupo de cientistas americanos construir uma nave espacial e fugir para marte (onde, suponho, morreriam desidratados ou de fome). Um demônio viria destruir toda a humanidade, sei lá prá que, porque depois disso a diversão dele acabaria. Invasores viriam, ou de uma galáxia distante ou de outra dimensão, para matar os humanos e destruir a Terra.

Aliás, nunca entendi isso. Se eles tinham toda aquela ciência, se tinham progredido tanto, pra que se dariam ao trabalho de organizar um exército, desenvolver uma tecnologia complicada, arriscar uma viagem perigosa, prá simplesmente chegar aqui e bater nos menores!

Minha esperança é que tenhamos carros voadores ainda no século XXI, porque eu queria mesmo dar uma volta num negócio desses....

Mais do mesmo por Rafaela Lobato
Mais do mesmo por Daianne Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS