A Morte - (ou "Mas Quem Foi Que Apagou As Luzes?")

Aí um amigo meu descobriu que vai morrer. E eu sei que isso nem é coisa pra se ficar comentando, mas o astral dele acabou me ensinando algumas coisas, ou foram algumas coisas que mudaram o astral dele, mas de qualquer maneira, acho que esse é um assunto que, embora nunca vá se esgotar, tem sempre algo novo pra se dizer. 
Mas, antes que alguém me ache um amigo sacana, quero dizer que ele está realmente de boa. Ele tem opiniões tranqüilas a respeito. 
 _Sim, eu vou morrer. Conhece alguém que não vai? 
 Tá certo, mas te deram um prazo, você sabe quando vai ser. 
 _O que é uma vantagem, porque sei o que tenho que fazer e quanto tempo tenho pra terminar. Pior é não saber quando e acabar deixando as coisas pela metade... 
 Mas não foi tão fácil assim pra ele não. Ele passou pelas cinco fases da morte, de Kubler Ross (na verdade, as fases são sete, mas aceita-se comumente apenas 5: Negação, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação, nessa ordem. Existem também a fase de Choque e a fase de Testes, mas como não são comuns a todos, normalmente ficam de fora. 
Se alguém quiser saber mais sobre isso, tem uma pagina legal aqui, mas está em inglês), e passou rapidamente. 
 _Não, não, eu não aceito isso, só de ouvir eu fico puto! Agora vou ter que molhar a mão de alguém, isso é muito triste, muito mesmo. Mas até que vai ser legal! 
 Tá, nem foi exatamente assim, porque ele perguntou ao médico se começasse a fazer exercícios ou parasse de beber refrigerante, adiantaria alguma coisa. 
O médico disse que não, e ele disse: 
 _Bem, tudo bem, tem hábitos que são muito difíceis de mudar mesmo. 
 Ele perguntou a um dos médicos se iria doer. 
 _Vai doer, mas só uma vez! 
 _Então tá bom, de novo! Não gosto de coisas que ficam voltando pra incomodar a gente. 
 E acho que, no geral, está mesmo sendo tranqüilo prá ele. Ele está calmo. Com pressa em algumas coisas, porque agora sabe que tem que se apressar. 
 E está tentando acertar coisas que deixou em aberto, e tentando fechar assuntos nunca terminados. E está passando por uma fase de conscientização muito interessante. Ele tem alegrias, arrependimentos, esperanças, vontades, e tem um tempo determinado pra resolver isso tudo! 
 Se a gente parar pra pensar, todo mundo, de vez em quando, deveria lembrar que, afinal, vai morrer. Aqui em baixo tem um clipe de um programa televisivo americano chamado "Robot Chicken", muito legal, recomendo com força. Nessa esquete, uma girafa enfrenta as cinco fases.

 

Comentários

Camila Monteiro disse…
É... eu não queor pensar nisso! Espero que teu amigo fique bem por muuuito tempo!

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS