Auxílio Reclusão

Eu já recebi por e-mail várias vezes essa mensagem falando sobre o Auxílio Reclusão.
Agora ela voltou ao Facebook.


Sempre peço para os amigos não replicarem mensagens antes de verificar a fonte, porque a gente pode estar comprometendo a credibilidade da gente, além de informando errado os amigos.


A razão pela qual o brasileiro gosta de falar mal do Brasil (e não de seus governantes, que foi o povo brasileiro que colocou no poder!), eu nunca vou entender.
Mas posso explicar essa bobagem específica.


Essa mensagem é um hoax.

Como a maioria dos hoax modernos, ela se segura em uma verdade para criar o terreno para o alarde.
O Auxílio Reclusão realmente existe, junto com o Auxilio Doença e Auxílio Acidente, as 3 razões pelas quais um cidadão que contribui com a Previdência Social para de trabalhar.
Funciona assim: 

É a Previdência Social que faz o pagamento d
Auxílio Reclusão.
De onde vem o dinheiro da Previdência?
Das contribuições previdenciárias. Se você trabalha em uma empresa, ela paga pra você. Se você é autônomo, você paga aquele infame carnêzinho marrom. E a gente paga isso é pra ter auxílio mesmo, no momento que não pode trabalhar.
Não é porque o cara ficou doente, sofreu um acidente ou foi preso que vai perder o direito ao seguro que fez enquanto estava trabalhando (ou roubando!).
Na verdade, a Previdência chama os contribuintes de "segurados" justamente porque essa é a sua função, dar segurança em momentos nos quais a pessoa não pode trabalhar. E estar preso, para um trabalhador, é impedimento.

Então, o Auxilio Reclusão só vale para quem trabalhava e pagava suas contribuições previdenciárias, ANTES de ser preso.
 

Tem mais alguns detalhes:
A valor de R$ 798,30 é o valor máximo que pode ser pago, e é definido pela contribuição que foi paga pelo presidiário, antes de ser preso, no período que trabalhava. No site inclusive explica isso, texto pego lá e colado abaixo:

Valor do benefício
 

O valor do auxílio-reclusão corresponderá ao equivalente a 100% do salário-de-benefício.
 

Na situação acima, o salário-de-benefício corresponderá à média dos 80% maiores salários-de-contribuição do período contributivo, a contar de Julho de 1994.  
 

Para o segurado especial (trabalhador rural), o valor do auxílio-reclusão será de um salário-mínimo, se o mesmo não contribuiu facultativamente.
 


Além disso, o valor é pago de uma única vez, aos dependentes. Isso quer dizer que o valor máximo que pode ser pago, R$ 798,30 (se o preso contribuiu o suficiente, pelo período mínimo para receber isso tudo) será pago apenas uma vez, não importando se o assegurado tem um ou 20 dependentes. Não é esse valor para cada dependente.
Agora, eu sei que os cálculos disso são complicados e ninguém tem paciência pra ver ou procurar entender mesmo. Veja por exemplo isso que achei no site.

A fórmula do fator previdenciário é:
     

Fórmula                        
    f = fator previdenciário
    Tc = tempo de contribuição do trabalhador
    a = alíquota de contribuição (0,31)
    Es = expectativa de sobrevida do trabalhador na data da aposentadoria
    Id = idade do trabalhador na data da aposentadoria.

Honestamente, ninguém merece, mas daí a sair falando mal por pura ignorância, ou maldade, também é brabo.

Resumindo, qualquer pessoa que seja contribuinte da Previdência Social e ficar incapacitado de trabalhar, tem o direito a receber o Auxílio, como faculta a lei e como manda o nosso modelo econômico. Nesse caso, não há distinção se a pessoa sofreu acidente, adoeceu ou foi presa. Ninguém espera ficar doente, sofrer acidente ou ir preso, ainda assim muita gente paga a previdência, apenas para o caso de vir a precisar.
(Ah, se você estiver presa, e dentro da cadeia sofrer um acidente e em consequência disso desenvolver uma doença, você não passa a ter direito a 3 salários por mês não. É um só e pronto!)


E vamos considerar que esse auxílio, tanto doença, acidente ou reclusão é uma avanço social, muito país por aí não tem isso não. 

Agora, observando a mensagem, notei uma coisa interessante:
O imbecil que criou essa mensagem, questiona se vale a pena estudar e andar na linha. Não vale não, se ele é mesmo um coitado corrupto e inútil que acha que vale a pena ir pra cadeia pra receber quase 800 reais por mês!!!


Quer melhorar o país? Eleja políticos corretos. Não tem político correto pra eleger e se lamenta disso? Se torne um politico correto e vá lá corrigir as coisas. Não quer ser um político? Então cala a boca, porque você está só falando bobagem, sem ajudar em nada.

E mais, a país é o que fazemos dele! O país não é ruim, ele é um país!
Se ele está ruim, lembre de sua responsabilidade nisso, você colocou esses políticos no poder!
Tome vergonha na cara e vá fazer algo de útil pela seu país, nem que seja calar a boca!

Cansado de gente ignorante falando do que não sabe...

Comentários

Isabela Rocha disse…
Adorei, as pessoas adoram falar mal do que não sabe, pelo menos antes de falar mal vai pesquisar pra ver o que significa.

Abraços!
http://ithinkwriting.blogspot.com.br/
eu disse…
eu recebia e o meu não chegou nem 800 reais e para falar serio me ajudou muito so que eu não trabalhava e recebia so bolsa família , meu marido da solto agora ,se ele não pagasse estva como se diz no popular na maerda

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

As Pílulas de Farinha e a Memória Popular