Light Painting - Pintando com luz!

 
                               Ectoplasma Digital                                                    Árvores de Natal

Eu sempre gostei de como a fotografia pode eternizar um momento, congelar um segundo de qualquer situação, mas o que eu sempre achei fabuloso na fotografia é sua capacidade de capturar coisas que eu não posso ver a olho nu. Fotos de alta velocidade, em que vemos uma gota d´água parada no ar, ou uma bala perfurando uma fruta ou um copo se quebrando sempre me fascinaram.
Mas dos "efeitos especiais" que se pode conseguir com uma câmera fotográfica antiga, usando película, o que eu sempre achei mais bonito e legal de ver são as imagens feitas com uma velocidade baixa no obturador, fazendo uma exposição longa, deixando entrar muita luz, criando aqueles riscos quando os carros passam.
obrturador aberto
Embora seja uma técnica antiga, que data antes de meu nascimento, os primeiros exemplos que eu vi foram fotos que meu pai, fotógrafo amador, fez usando uma Pentax fabricada na década de 1960, que tinha um obturador com velocidade de abertura ajustável, algo não muito comum em câmeras não profissionais naquela época.
Funciona assim:
Obturador com velocidade alta, exposição curta.


Obturador com velocidade baixa, exposição alta.

Na prática, é simples: Coloque sua câmera em um tripé ou em algum lugar onde ela fique fixa. Configure para que o obturador fique aberto por um período longo. A maioria das câmeras digitais atuais podem deixar o obturador aberto por períodos que vão desde 1/8000 de segundo até 30 segundos.
No período que o obturador estiver aberto, tudo que for luminoso vai ser fixado na imagem. Por isso, essa técnica é muito usada à noite ou em áreas escuras, onde tem menos luz e o contraste é maior.
Shutter_speed_waterfall Imagem que eu achei na Wikipedia, sem créditos, mas bem legal para explicar.

Claro, a técnica evoluiu muito nos últimos anos. O primeiro uso profissional que eu tive a oportunidade de ver foi na capa de um disco de um grupo de musica eletrônica chamado Synergy, disco Games, lançado em 1973.
capa Synergy Games - 1979
Fiquei  maravilhado! Eu tinha uma noção bem clara de como a foto havia sido feita (um anel enorme com lâmpadas verdes grudadas ao redor, carregado por alguém com uma roupa escura [para não aparecer na foto], correndo por sobre a ponte, até passar o tal anel ao redor da câmera), mas o que me apaixonou foi a criatividade do emprego da técnica. Não é só bonito, é original, diferente, exclusivo, incomum!
Hoje em dia, a técnica é chamada Light Painting (pintura com luz) e Light Graffiti (grafitagem com luz) e tomou proporções gigantescas. Gerou exposições de arte, comerciais de TV, livros e DVDs. A quantidade de materiais que encontrei na net foi tão grande, que escolhi apenas uma para ilustrar aqui e vou deixar alguns endereços para quem quiser ver mais sobre a técnica.
rafoto

Site Abduzeedo (Nesse site, nos comentários na parte de baixo da página têm muitos endereços para trabalhos muito bons. Entretanto, alguns endereços são propagandas e outros não funcionam, é um trabalho de garimpo. Recomendo paciência, porque vale a pena)

Ford Kuga (Procurem no youtube os vídeos promocionais que Tak e Pipslab fizeram para o lançamento do Ford modelo Kuga, o trabalho deles é impressionante!!)
Propaganda do Celular Sprint, um dos melhores usos da técnica de forma comercial.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS