Doce de Casca de Melancia

 

Essa receita tem cara e sabor de infância pra mim. Sempre quando a minha mãe comprava melancia, eu já ficava babando pelo doce que viria depois.
Receita boa e fácil de fazer.
Ingredientes:

  • Uma melancia
  • Meio quilo de açúcar
  • Cravo e Canela em pedaços

Modo de preparar:
Primeiro, escolha uma melancia de bom tamanho. A que eu comprei para essa receita pesava 5 quilos.


Corte a melancia como de costume, A maioria das pessoas gosta de comer em fatias, eu gosto de cortar ao meio e comer com colher. Depois que tiver comido, raspe as sobras da parte vermelha, porque o doce só usa a parte branca. Raspe o vermelho com uma colher. Não precisa remover completamente o vermelho, mas deixe de uma tal maneira que você possa ver a parte branca, como na foto abaixo.

Depois que tiver raspado a parte vermelha, remova a primeira camada da casca. Essa camada é a parte verde do lado de fora da melancia. É preciso remover aquela pele. Eu uso um ralo desses de cozinha, mas pode raspar com uma faca também. Apenas tenha o cuidado de não deixar nenhuma parte dura da casca.

Quando ela estiver bem raspada, parta em pedaços menores e corte em tiras. Eu costumo usar um desses ralos que tem fatiador de batatas, para fazer as tirinhas. Os pedaços que ficam pequenos e não consigo mais passar pelo fatiador, eu corto com faca mesmo. A idéia é fazer tirinhas.


Agora vem o preparo mesmo. Em uma panela grande, coloque água pela metade e um pouco de sal. Para uma melancia de 5 quilos, uma colher de sopa de sal basta. A intenção aqui é dar uma ferventada nas tirinhas, para tirar aquela parte amarga que fica na casca, que o pessoal chama de “leite” em mamão e outras frutas. Espere a água com sal começar a ferver, jogue as tirinhas lá dentro e deixe por uns 5 minutos. Considere isso como uma “lavada” nas tirinhas.
Escorra e passe em água fria, para tirar o sal.
E é chegada a hora de preparar a calda. Em panela grande, dissolva o açúcar em água (a medida de água não é muito precisa, coloque água pela metade da panela, ou um tanto suficiente para dissolver todo o açúcar. Essa água vai evaporar muito), coloque em fogo alto e junte a canela e o cravo.



Quando a calda começar a ferver, baixe o fogo, porque é hora de colocar as tinhas dentro. Daqui pra frente, é como todo doce. As tirinhas vão murchar um pouco, a calda vai demorar mais de uma hora para engrossar. É importante mexer com colher de vez em quando, para que todas as tirinhas fiquem em contato com a calda. Quando as tirinhas estiverem transparentes e a calda estiver grossa, desligue e coloque para esfriar.
Essa receita tem alguns problemas de medida, porque o tamanho das melancias varia muito, algumas tem a parte branca bem grande, outras quase não tem. Algumas pessoas preferem calda grossa, eu prefiro mais para o líquido que para o pastoso. Tem que ficar atento e provar de vez em quando, para saber se vai precisar de mais açúcar.
Mas é um doce MUITO gostoso, e posso afirmar que vale o trabalho. E, na segunda vez que fizer, fica muito mais fácil!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS