A Morte do Elefante

whiteelephant

Eu esqueço datas. Todas as datas.

Sou daqueles caras que esquece aniversário de casamento, nascimento dos filhos, aniversário da mãe. E não é sacanagem minha não, eu só esqueço.

Tenho uma irmã que durante muito tempo, me ligava avisando que estava chegando o aniversário desse ou daquele parente. Eventualmente, ela se cansou disso, acho que em parte, por eu sempre esquecer do aniversário dela.

Fui buscar ajuda no meu mundo, encontrei um site (que me foi recomendado, na verdade) chamado Elefante. Ora, é cultura popular que “um elefante não esquece jamais”, concluí que era o lugar certo para me ajudar a lembrar as datas tão importantes e tão escorregadias em meu cérebro.

No dia 22 de fevereiro de 2008 (nossa, quase 2 anos!) fiz minha inscrição no Elefante, o site que deveria substituir a área de memória de datas em meu cérebro. Cadastro longo, vai no e-mail, volta no site, conta criada. Existem dois tipo de conta, a VIP e a “pobre” que era a minha. A VIP, paga, promete mais recursos mas a simples me atenderia muito bem. Tudo que eu precisava fazer era colocar os dados dos aniversariantes, e 3 dias antes de cada aniversário (período que eu mesmo defini) o Elefante me mandaria um e-mail me informando o nome do aniversariante e lembrando a data. Um segundo e-mail seria enviado no dia do evento.

Por quatro dias, digitei nomes e datas de nascimentos de todos os parentes e amigos próximos. O site também permite enviar cartões digitais via e-mail de modo que tentei fazer os cadastros o mais completos possível.

Funcionou bem por quase um ano.

Aí, notei que alguns aniversários tinham passado sem que eu fosse avisado. Primeiro culpei o G-mail, que certamente estava pensando que o Elefante agora era Spam. Mas não foi isso. Meio que deixei passar várias vezes, acreditando em problemas técnicos. Ainda assim, as vezes aparecia uma mensagem avisando, as vezes não.

O último lembrete que recebi foi enviado no dia 30 de junho, me avisando de uma aniversário que aconteceria dia 3 de julho. Depois disso, mais nada. Nove outros aniversários não foram avisados, e é claro que eu só descobri isso depois de ter perdido a data.

No dia 28 de novembro, preocupado, mandei um e-mail ao site do Elefante, explicando que não estava recebendo os avisos, reclamando que apenas os usuários VIPs tem direito a tirar dúvidas no site, perguntei se o serviço a assinantes gratuitos estava sendo descontinuado (no site não existe menção a isso) e pedindo que me enviassem algum tipo de instrução ou informação. Fui gentil e educado. A mensagem foi enviada por 3 vezes.

Até o momento da publicação desse post, eu não tinha recebido uma resposta.

Copiei os dados de volta, do elefante para a Agenda do Google e criei um Calendário com os aniversários e um Alerta para me avisar dos aniversários. Foi legal, porque o Google ofereceu a opção de pegar também as datas de aniversários dos meus contatos no Orkut.

Meu problema está resolvido, mas lamento a falta de interesse e compromisso do pessoal do Elefante. Gostava deles, foi bom enquanto durou, acho que é sempre ruim quando um relacionamento acaba assim, por irresponsabilidade de uma das partes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS