Inmetro




Aí eu ví uma reportagem na TV onde o pessoal do Inmetro explicava o quão importante é o selo deles.

Na reportagem, mostraram um fabricante de brinquedos de madeira, que possui mais de quarenta produtos diferentes. Vão desde caminhões até intrincados quebra-cabeças.
Imediatamente, eu imaginei que sim, um selo de garantia em um caminhão de madeira é mesmo muito necessário para que crianças não morram. Afinal, foi pela falta desse selo em minha infância que eu morri, e que agora a raça humana acabou!!!


E não me entendam mal, eu respeito o trabalho deles e o considero realmente importante. O que me incomoda é a maneira como as coisas são feitas por aqui.

O fabricante disse que se dependesse da vontade dele, todos seus brinquedos já teriam  o selo do Inmetro, mas como o Instituto cobra em media R$ 500,00 (Sim, Quinhentos reais!!) para analisar cada um dos brinquedos, ele ainda não pode inscrever todos para aprovação.


Dentro de minha cabeça, a função do Inmetro deveria ser garantir o bem estar das pessoas que utilizam qualquer tipo de produto, brinquedos ou não, testando a segurança dos mesmos, independente dos custos. Para mim, isso é um interesse primário do nosso governo, já que preservaria o bem estar das pessoas. Se por nada, evitando que a gente se machuque, o governo economizaria em saúde pública.


Mas sabe-se lá porque, o dinheiro que pagamos nos impostos não cobre esse trabalho, e os fabricantes tem que pagar uma grana preta para o Inmetro emitir o selo deles.


Aí aparece um dos diretores do Inmetro e diz o seguinte:
"Sem o selo de qualidade, o Inmetro não pode se responsabilizar pelo produto."


Se for mesmo assim, então quinhentos reais é até um bom investimento! Se  ele alega que sem o selo não pode se responsabilizar, então com o selo a responsabilidade passa a ser deles!!
Qualquer acidente, a partir de então, seria de responsabilidade do Inmetro, o selo seria como uma apólice de seguros para o fabricante, e o dinheiro pago pelo teste seria muito bem justificado.

Só que não é assim... 


Se honrasse a própria palavra como honra nosso dinheiro, o Inmetro seria mesmo uma ferramenta de proteção tanto para o consumidor quanto para o fabricante.

E, de novo, acho o serviço prestado pelo Inmetro de suma importância, mas seria mesmo muito conveniente se a política governamental se preocupasse mais com o consumidor que com os próprios cofres. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

As Pílulas de Farinha e a Memória Popular