Camarão e Batatas

Bem, vivo fazendo umas comidinhas em casa, e grande parte do que faço eu mesmo invento.
Uma ideia legal ali, uma receita que comi, gostei e não sei como fazer, um programa de TV, um conselho de minha mãe e lá estou eu novamente inventando outra receita.

Acredito que, já que eu "inventei" a receita, um monte de gente pode ter inventado a mesma coisa, e pode ser até que exista uma receita realmente, e eu apenas a tenha deduzido.

De qualquer maneira, vou publicar como eu fiz, mas aceito completamente qualquer dica que possa ser dada para melhorar ou incrementar as receitas que eu publicar aqui.
Apenas, não tem algo como "certo" e "errado" nisso. As que eu fiz e deram errado, não virão para cá. Só publicarei aquelas que eu e pelo menos mais uma pessoa tenham comido e que a opinião tenha sido positiva.

Hoje, vou contar como eu fiz um camarão com purê de batatas:



Primeiro, eu tinha umas batatas grandes na geladeira, então decidi fazer um purê com elas.
Eu tinha comido um peixe uma vez, com batatas forrando a vasilha, e pensei que seria legal se fosse um purê, e não pedaços.
Fiz um purê com pouco sal, pouca manteiga. Cortei as batatas já descascadas em pedaços pequenos, para cozinhar mais rápido.

Ah, aprendi que se você coloca um pouquinho de óleo na água, ela ferve mais rápido e fica mais
quente. Tem uma ciência por trás para explicar isso, mas não nesse post.

Daí, forrei a vasilha (pirex de vidro, essa da foto) com o purê de batatas e separei.

Eu tinha mais ou menos um meio quilo de camarões, já sem pele e sem cabeça. Lavei bem para tirar o sal e fritei em uma fina camada de azeite, junto com alho bem picadinho e sal.
Esperei ficarem dourados e acrescentei molho de tomate (feito com tomates mesmo!), um pouquinho de açúcar, um pouco de sal e fui mexendo até estar bem cozido e temperado.

Uma vez pronto, coloquei os camarões e o molho por cima do purê de batatas, uniformemente espalhados e levei ao forno, 200º por 20 minutos.

Servi com salada de tomates e arroz branco, ficou BEM legal!

Acho que deveria colocar as medidas aqui, ?

Bem, o que eu usei:
Para o Purê:

02 batatas bem grandes (quase meio quilo)
Manteiga (o suficiente para fazer o purê)
Leite (um pouquinho, para o purê)
Sal até ficar gostoso.

Amasse as batatas com um garfo, coloque um pouquinho de leite e manteiga, e vá misturando até ficar pastoso. Acrescente o sal e prove de vez em quando. Se ficar muito duro, coloque mais manteiga.
Quando ficar pronto, forre a vasilha, como se fosse massa para torta.

Para os Camarões:

Meio quilo de camarões sem pele e sem cabeça.
Duas colheres de sobremesa de alho MUITO picado.
4 tomates sem pele e sem caroço, bem amassados.
Azeite para fritar.
Sal a gosto.
Uma pitada de açúcar.

Frite o alho no azeite. Em seguida, coloque os camarões até que fiquem dourados.
Coloque os tomates e um pouco d´água.
Quando começar a ferver, coloque um pouquinho de açúcar, para tirar o amargo do tomate.
Deixe cozinhar por alguns minutos, retire e coloque sobre o Purê de batatas.

Depois disso, é colocar no forno pré-aquecido a 200º por 20 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS