Amizade



Tenho um amigo que gosto muito, é como um irmão para mim. Acho até que minha mãe gostaria de tê-lo como filho.
Eu gosto da mãe e do pai dele, e foi um gostar rápido, automático, mesmo porque os vi poucas vezes.
Mas eu sabia que seriam boas pessoas, afinal são os pais do meu amigo.

Meu amigo tem uma namorada. Ele gosta dela. E eu, como sou amigo, resolvi que deveria gostar dela também, afinal era a namorada do meu amigo, e se ela gosta dele, então já gosto dela!
O problema é que eu não sei mesmo se ela gosta dele. Ela já fez coisas ruins para ele, coisas sociais e moralmente incorretas.
Ele é uma ótima pessoa, bom coração mesmo. Mas um pouco inocente. E solitário.
Acredita em perdão, mesmo quando o machucam seriamente.

Eu sou amigo paternalista, mais velho, já vi muito das coisas que meu amigo ainda vai ver. Mas sou forçado a aceitar essa maneira dele de ser, mesmo quando sei que ele vai sofrer. Porque sou amigo dele, quase irmão. Alguém tem que respeitar as decisões, mesmo as declaradamente erradas, afinal ele também tem o direito de aprender pelos próprios erros, e por mais que eu goste da ideia de poder afasta-lo dos problemas, sei que não só não está no meu direito, como isso apenas atrasaria o crescimento emocional dele.

Então, torço por ele, mesmo quando vejo o fim da estrada.
Ele sabe que eu gosto dele, que o tenho como irmão. Por isso, quando eu dou umas porradas nele, ele sabe que por trás da mão que esbofeteia, tem um coração amigo, que gosta dele e tenta protege-lo.

As vezes, meu amigo acha que me ofende, quando recusa um ponto de vista ou alguma ideia que eu dou. Não me ofende, realmente, mas as vezes ele teme que sim.
E as vezes ele se sente culpado, porque sabe que está fazendo algo errado, algo que eu mesmo já o havia prevenido, mas aquela fé doida que ele tem naquele coração gentil decide que não deve ouvir a razão, mas apenas a esperança.
E teme que isso me ofenda.
As vezes ele faz coisas e acha que elas me incomodam. Ele se sente mal quando faz coisas assim, e quando pensa coisas assim.
Ainda assim, ele considera necessário fazer certas coisas, mesmo que isso ofenda os amigos dele.

E não ofende, mas ele as vezes acha que sim.

É verdade que algumas pessoas se ofendem pelas atitudes dele. Ele é tão apaixonado que acaba não vendo a razão. De vez em quando.
Mas eu sei que quem se ofende pelas atitudes pessoais, individuais, dos amigos, está se ofendendo apenas porque acha que sua opinião não foi levada em consideração. É até algo egoísta.
Normal, mas egoísta.
Não tenho isso. Abafo legal meu ego nessas situações. Não me ofendo quando ele ou qualquer outro amigo toma um caminho diferente de qualquer sugestão feita por mim. Afinal, eu dou sugestões, não comandos.

Esse meu amigo nem sempre entende isso. As vezes ele acha que eu me ofendo. Não me ofendo.
Entendo bem que as amizades, como a vida, não são como o caminho lindo e iluminado da imagem lá de cima.
Amizade é uma montanha russa, e é bom você gostar do brinquedo, é bom achar legal tomar uns sustos de vez em quando, não saber o que virá depois da próxima curva, porque senão, vai levar uma vida solitária.

E tenho para mim uma regra simples sobre amigos: Sem invadir demais, tento ajudar a todos os meus amigos, na minha melhor capacidade. Sou fiel e participativo, quase que o tempo todo.

Não me importo se meus amigos não concordarem comigo. Acho até legal, porque isso trás crescimento pra todo mundo.

Mas principalmente, tenho a regra do "3".
Todos meus amigos podem me sacanear por duas vezes, mas não três. Na terceira, é o fim da amizade.
Mas eu sou um bom amigo, então até para o tipo de sacanagem tenho regras. A pessoa pode me sacanear de várias formas, mesmo aquelas formas que eu acharia sacanagem. Desde que ele não ache.
Porque algumas coisas que eu acho errado, são certas para outras pessoas. E vice-versa. E eu sou amigo, aceito os amigos como eles são.
Agora, se o amigo me sacaneia, de uma forma que ele considera sacanagem, aí eu preciso começar a contar. E, nesse caso, só posso contar até 3, porque pra lá disso, estou sendo usado, e não amigo.

E funciona!! Estou em Palmas a quase 8 anos, e só cortei relações com um único amigo, justamente por ter me sacaneado por 3 vezes. E eu fiquei bem atendo, porque não queria perder amigo algum! Mas ele agiu comigo como não aceitava que agissem com ele, o que o enquadrou como mau-carater, e prefiro não convier com esse tipo de falha moral, ainda mais em meu rol de amigos.

Mas esse meu amigo de bom coração precisa saber (e acho que foi isso que me fez escrever esse post) que eu não acho sacanagem quando ele me trata mal, ou acha que me tratou mal. Ele me trata como acha correto tratar, e não se importaria de ser tratado do mesmo jeito. Mesmo que eu não goste, ele está sendo honesto comigo, e é esse tipo de carater que eu quero ao meu redor.

Sou um cara afortunado, tenho ótimos amigos!

Então, para meu amigo, nada errado aqui, você ainda é meu irmão e, espero, vai ser pra sempre!

E para todo mundo, paciência com os amigos. Nem sempre o que você considera como sacanagem foi feito com essa intenção.

Mas atentem para os amigos que não aceitam os tratamentos que dispensam a vocês. Esses não são amigos de ninguém, mas apenas de sí mesmos.

Comentários

Diana Bitten disse…
Muito boa essa parte:

"Mas eu sou um bom amigo, então até para o tipo de sacanagem tenho regras. A pessoa pode me sacanear de várias formas, mesmo aquelas formas que eu acharia sacanagem. Desde que ele não ache."

Tenho que interiorizar isto para minha vida.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS