Diálogo


Temos uma coluna chamada Opostos, acho que todos os nossos amigos já conhecem. Temos idéias diferentes sobre como administrar nossos blogs e posts, um não gosta de publicar comentários, outro não se importa. Um fala a sério com as pessoas, o outro faço piadas e trata os temas com ironia.Um dia desses, pelo MSN, tivemos uma conversa sobre nossas diferenças, as pessoas que lêem a gente e os comentários que recebemos, foi um bate-papo divertido.Agora achamos que esse bate-papo pode servir para responder a muitas perguntas que nos mandam, e ainda publicar alguns comentários que nos chegam.Abaixo, o bate-papo.

Rosa = Kassandra
Azul = Ferreira

Nossa coluna está bombando. Os acessos aumentaram muito. Vc não acha?

Coloquei um programinha na página, para saber quantas pessoas entram no blog. Nos dias que publicamos a Opostos, o número de acessos pula para mais de 600! Eu nem conheço 600 pessoas!!

Eu tb não! Isso é muito legal. Acredito que a coluna começou a "bombar" depois do texto sobre o tamanho do pênis. Os acessos aumentaram e os comentários também. Até porque antes eu ainda não tinha achado o ponto dos meus textos e o seu personagem já estava sendo xingado por aí. Melhorei muito, sei disso.

É, eu não sei identificar exatamente quando começou a "bombar" (essa palavra sempre me faz pensar em sexo), mas relendo agora, vejo que meu texto mudou muito nesse período. Eu escrevi um post pré-Opostos, onde eu contava nossas conversas sobre a escolha do nome e da logomarca da coluna, e alguns amigos me mandaram mensagens rindo da história e me advertindo das dificuldades que surgiriam, por compartilhar uma coluna com uma mulher. Achei engraçado e fico feliz em constatar que eles estavam errados, tenho me divertido muito.

Eu também.

Nosso primeiro post conjunto para a OPOSTOS foi o "Envelhecer e Sobreviver ao Processo", e naquela época eu ainda não tinha criado meu personagem. De certa forma, o personagem é um pouco parte das mensagens que recebi na época.

Eu nem sabia o que escrever. Fui aprendendo ao longo do caminho. Sei quando um texto vai ser bom quando me divirto ao escrevê-lo. Me diverti muito com o texto do pênis. E muitos homens acessaram pra ler e ver o que penso sobre o assunto e a partir daí passaram a acompanhar a coluna. Ouvi comentários bem divertidos. Teve homem que sonhou comigo. Outro disse que eu devo ter bastante habilidades porque entendo do assunto. Teve outro que disse que não tem Ferrari.

É, esse texto deu muito que falar, acho que você tem razão, foi mesmo quando a correspondência recebida aumentou. Meu personagem disse que tinha um de 33 centímetros, e recebi MUITOS e-mails me chamando de mentiroso! Mas também recebi alguns elogiando, e algumas paqueras. Uma delas era até de uma mulher! Mas prá você é um bocado diferente, porque os homens, de uma maneira geral, precisam desse lance de se mostrar, de aparecer. Daí o tipo de comentário que você recebeu. Achei legal a gente ter feito esse post logo, porque ajudou a definir o caminho da coluna, saímos da comédia simplista, quebramos a hipocrisia e fomos logo para o nervo, me senti um dentista sádico!

Kkkkk. Me senti mais "colunista" depois deste texto. Uma amiga mandou o namorado ler porque ele era MM. Isso apimentou a relação. Segundo ela foi ótimo! Me achei, rs.

Isso aí me deu inveja. Porque meu texto é satírico e não está, de verdade, ensinando nada ou compartilhando cultura. (Daí a razão de eu ficar com medo quando recebo mensagens de parabéns ou concordância). Recebo algumas elogiando, muita gente diz que riu demais, e fico feliz com isso, mas não estou aconselhando ninguém, ajudando ninguém, apimentando o relacionamento de ninguém. Precisamos de mais uma coluna!!

Não! Mas é a característica de cada um. Estou pegando uma de conselheira e você de machista. Os primeiros comentários que recebi eram meio tímidos:
_Você escreve bem.
_Me identifico com seus textos.
Pra jornalista é muito pior, porque a gente tem a obrigação de escrever bem. E sou nova nessa área e principalmente no mundo dos blogs. E como trabalho em assessoria escrevo muito pouco. Tive que passar no teste. Hoje estou mais aliviada. E as afirmações de que escrevo bem só aumentaram, até de gente que conhece muito do assunto, de texto. Já ouvi que não estou perdendo nada para colunistas de revistas femininas. Maravilha! Isso dá um gás pra fazer sempre melhor.

Não tem como repensar meu personagem. Ele mal pensa! Ele é só aquilo, um impulso, uma justificativa, ele não tem profundidade, e graças a Deus por isso. Não tenho como mudar meu personagem, sem destruí-lo. Você vai continuar dando conselhos sozinha.No meu caso existem mais reclamações que elogios. Mas as reclamações eu considero elogiosas, porque quando eu uso meu personagem, o pessoal acha que aquele sou eu mesmo!! Então, estou compondo bem o personagem, né? Mas eu não esperava tantas críticas não. Pego alguns elogios também, mas a maioria é reclamação...E eu notei a diferença de estilo, na criação do personagem (Ele foi criado meio que sem querer, era só prá fazer uma piadinha com o título) no post "Dormir Vestido, Dormir Pelado", onde fui chamado de "idiota" por e-mail pela primeira vez.

Kkk. Nunca te chamei de idiota, mas até eu já te xinguei. Tem horas que seu personagem me tira do sério. Mas mesmo assim prefiro não rebater.

Xingar não xingou, mas disse que me odiava!! he he he. Credo, só o nosso processo de criação já dava outra coluna!!

Rs... Acho estanho receber a maioria dos comentários pessoalmente, por telefone ou MSN, poucos mandam e-mail ou comentam no blog. Alguns homens já me disseram que é porque não querem assinar o comentário, o blog é muita exposição, rs...

Recebo muitos e-mails. Tem gente que telefona pra comentar, ou me encontra no g-talk e no MSN e acaba dando um pitaco também. Os xingamentos raramente vem com nome. Eu não habilitei comentários no meu blog, já era assim antes de começarmos a nossa coluna, mas recebi um e-mail um dias desses onde a pessoa falava que "eu não era homem para permitir comentários". Mas eu permito comentários!! Só não publico! Mas podem comentar a vontade! rs ... Tento ver nossa coluna como um livro que ainda está sendo escrito. Podem mandar comentários, eles ajudam, incentivam e orientam, mas esperar que eu publique as opiniões é meio querer demais de mim. Se o Veríssimo publicar nos livros dele os comentários dos leitores, eu faço também (Veríssimo é meu herói)!!

Eu não vejo problemas em colocar os comentários no meu blog. Até porque ninguém me ameaça de morte. O melhor é que só ouvi coisa bacana, como me diverti muito com seu texto, ou foi engraçado, ou quase morri de rir. Os homens comentam mais isso. Já as mulheres, dizem que eu falo exatamente aquilo que elas sentem ou adorei seu texto, o que significa que elas se identificam. Já ouvi de uma amiga que vou ser eleita a prefeita das mulheres e que você vai receber um ovo na cara.

Pois é, que sacanagem!!!

Sacanagem! Com esse personagem você quer o que? Flores? Mas se você fosse romântico ia ser uma merda. Gosto da polêmica.

Acho mesmo que nossas colunas são complementares, que uma referencia diretamente à outra, mas prá você é parabéns, cafuné e prefeitura das mulheres (e se tem prefeitura deve ter cidade e se tem cidade, deve ser uma loucura!!) e prá mim ovo na cara. Já recebi mensagem falando que se encontrarem na rua me dão uma surra!!! Nada contra uns tapinhas, mas acho mesmo que era uma ameaça, não uma proposta. rs...

O fato das mulheres se identificarem me agrada, significa que estou no caminho. Teve uma amiga que falou que sei exatamente o que é uma sogra. Outro amigo disse que sou corajosa de expor minhas idéias e ainda assinar. Acho isso maduro e autêntico, assinar o que escrevo. Outro que tenho uma postura muito própria, independente, tipo mulher americana. São comentários construtivos, gosto muito.

Outra sacanagem. Quando alguém me escreve (ou telefona!!!) se identificando com meu texto, eu fico realmente apavorado!

Kkkkkk, eu também ficaria. Nem me apresente esse tipo!

Gente, aquilo é uma sátira, uma crítica ao machismo!! Passei a colocar imagens de cachorros nas fotos dos meus posts, numa tentativa subliminar de mostrar que o personagem é uma sátira, mas acho que foi muito sutil. (Nossa, acho que a frase que mais tenho escrito ultimamente é "aquele não sou eu, é um personagem...)
Uma menina, depois de eu ter explicado que era um personagem, me escreveu de volta dizendo que "se eu escrevia aquelas coisas horrorosas é porque eu pensava e concordava com elas". Tentei contra-argumentar que o fato de eu escrever sobre Hitler não me faria querer matar judeus, ou escrever sobre o super-homem não me faria voar, mas tem gente que só quer ficar zangada e mostrar isso ao mundo. Outra razão para eu não ter comentários no meu blog.
E, sem querer contrariar o amigo que te classificou como "mulher americana", as americanas não são, mesmo, aquilo que ele andou vendo no Sex And The City não!

Ele já morou lá, então acho que sabe o que está falando.

Eu morei lá por dois anos, divididos entre New York e Boston. Certamente seu amigo deu muito mais sorte que eu, porque, fora raríssimas exceções, só conheci mulheres bitoladas com visões bi-dimensionais e com excesso de peso. Em nada parecidas com você, tanto fisicamente quanto em atitude. (E claro, se seu amigo quiser compartilhar uns endereços aí, passe meu e-mail prá ele...{Ah, esse meu personagem...})
Não morei lá, mas vi muita mulher bonita em Nova York. Quando ele disse isso foi no sentido de independência, autenticidade e feminismo. Não sei como são as mulheres americanas, mas gostei do elogio.
Se o que seu amigo quis dizer foi isso, então eu concordo com ele! Também tenho essa visão sobre você.

Enquanto te xingam e te acham um machista eu estou me sentindo quase uma terapeuta. Um colega com quem troquei pouquíssimas palavras ao longo dessas anos, puxou assunto no MSN pra comentar o texto sobre traição. Senti como se ele quisesse conselhos ou outra opinião sobre o problema que estava vivendo no relacionamento. Isso me fez cair na real e perceber a responsabilidade da coluna e o que isso estava causando nas pessoas.

Kassandra, eu recebo ameaças!!! Gente, é uma piada, não sou eu, é um personagem!! Vão lá matar outros escritores, eu estou começando agora!! Matar o Veríssimo ninguém tem coragem não, né? E não estou me comparando a ele não, quem me dera, mas ele já fez textos machistas, eu li e entendi completamente que eram sátiras. Mas tem gente que lê meus posts só pra ficar puto e me xingar depois. Bem, obrigado por lerem, mas leiam também outras coisas, pelo amor de Deus! Você se sente uma terapeuta e eles me vêem como um carrasco nazista... Credo...

Te conheço há muito tempo e conhecendo sua capacidade criativa, sei que não é daquele jeito. Mas estou ficando com medo!
BRINCADEIRA!

É, eu sei, de repente nossa brincadeira virou uma responsabilidade. Estamos quase trabalhando nos blogs. Acho que deveríamos cobrar para as pessoas lerem, o que você acha? rs...

Pode ser uma boa idéia, rs. Já pensou? Aí as pessoas iam querer me matar também. Achei engraçado, uma colega disse que o fato de estarmos mudando a data é estratégia de marketing só pro pessoal ficar entrando no blog todos os dias. Nunca pensei nisso! Kkkkkkkkk. Meu blog é minha diversão.

Nem eu! Mas por causa dos atrasos, já me chamaram de "tarado desorganizado" e disseram que "todo corno esquece a data" e "poderia ter parado de escrever de uma vez". (Curiosamente, a pessoa que escreveu isso, entrou no meu blog e leu meu pedido de desculpas pelo atraso, vai entender...) Mas fico mesmo muito feliz de ter tanta gente lendo e comentando.

Isso é ótimo, significa que de alguma forma estamos agradando. Mesmo quem xinga, é porque lê, se lê é porque gosta.

Recebi convites para sair! Recebi insinuações. Recebi até uma descrição bem gráfica sobre as pretensões da pessoa! Mas não saio porque acho que é só um truque prá me tirar de casa e me encher de porrada!
Brincadeira...

Nunca recebi um convite pra sair ou algo assim. Mas já houve insinuações masculinas. Teve gente que entrou só pra saber um pouco mais sobre mim.

Nenhuma mulher te paquerou não? Recebi umas paqueradas de homens(?) e duas delas muito explícitas. Gente, eu não sou gay, e aquele não sou eu, é um personagem! rs...

Não, nenhuma mulher. Também recebo sugestões de temas, mas nada muito claras. Homens me pedem pra escrever sobre alguns assuntos que sei que eles querem minha opinião não como colunista, mas como mulher. E mulheres pedem assuntos sobre os quais tem curiosidade, principalmente em relação a sexo ou sobre comportamento. Nem sempre da pra ser tema na coluna, mas alguns já estou analisando pra ver se valem um post.

Tenho uma amiga que me manda 10 sugestões de temas por vez! Mas 90% das sugestões que recebo são enviadas por homens. Acho divertido brincar com os medos das mulheres. Sempre que estou escrevendo, tento me manter em cima das coisas que já ouvi mulheres reclamando sobre os homens.
Tive problemas com o post da "Sogra" justamente por causa disso, não sabia o que as mulheres temem que os homens façam com as próprias sogras. O da "Traição", por outro lado, foi como um passeio... Tive tanta informação e possibilidades de escrita que reduzi o texto, e é um dos maiores que já escrevi. Na verdade, são as mulheres que me dão as idéias sobre o que escrever (e depois ficam zangadas comigo...).

A mim também, escrevo o que a gente sente, vê e vive. Só que você faz uma interpretação bem machista, né?

É, mas é machista porque eu identifiquei que é isso que as mulheres não gostam nos homens. Meu personagem é o que as mulheres temem, mas é também o que os homens imaginam. O que é realmente curioso é que também existem homens que reclamam de meus textos, e mulheres que concordam ou quase isso. Uma mulher me mandou uma mensagem dizendo que "não acreditava que eu fosse aquilo tudo, e que eu deveria ser como os outros homens, apenas conversa fiada" o que quer dizer que ela QUERIA alguém daquele jeito!
Mas, sendo correto e honesto com quem me lê, a maioria entende a brincadeira, mas as pessoas que mandam sugestões, na maioria, querem que eu escreva sobre baixaria, temas bem sexuais, acho que tem muito adolescente me lendo... rs ...

Sem comentários!
Sinto que as pessoas ainda tem receio de comentar meus textos e de sugerir temas com mais objetividade. Tenho certeza que esse gelo vai se quebrar. Com o tempo vão se abrindo. Não tenho pressa!

Eu já tive a oportunidade de publicar alguns escritos meus antes. Já senti esse receio. Hoje eu só me divirto com isso. No meu caso, diferente do seu, grande parte das pessoas que me escrevem já vão se abrindo logo. E esses são os zangados. Mesmo quem gosta do que escrevo, não comenta o tema em si, mas apenas o estilo, a piada, a ironia. Acho mesmo que as pessoas não querem discutir comigo o que eu escrevo, o tema principal, e acho isso legal. Estamos tocando em várias áreas da mente das pessoas, você e eu e, confortável ou incômodo, divertido ou agressivo, instrutivo ou descartável, as pessoas continuam lendo e interagindo! Acredito mesmo que começamos a achar nosso lugar no mundo da escrita digital, você e eu. Espero que essa nossa parceria ainda dure por muitos posts no futuro.

Quando decidimos fazer esta coluna nunca imaginei nada disso, comentários, sugestão de temas. Mas o melhor é que estou me divertindo e descobrindo outras habilidades. Também espero que dure muito.
Até a próxima.

Até!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS