Escrevendo no Computador - (ou "Duas Vezes Dois")



Sempre achei, e ainda acho, que a internet ainda não deu o melhor de . O grande lance da internet, aquilo que vai fazer um BUM, ainda não apareceu. Certo, ela já é insubstituível, mas apenas porque nos dá mais rápido as mesmas coisas que sempre tivemos.

O grande diferencial da Internet é a velocidade. Tirando isso, é um rádio, um jornal de papel, um livro ou uma enciclopédia. E nem muito confiável.

Um de meus escritores preferidos, Stephen King, a alguns anos tentou uma coisa inédita na net, até então: Ele resolveu escrever um livro diretamente na internet. Colocaria um capítulo por semana, e as pessoas que lessem enviariam a ele um dolar por capítulo.
Foi uma ideia genial e barata para quem lia. Não haviam compromissos, você entrava, lia e depois mandava um dolar para ele. Claro que sabiam que nem todos pagariam, mas era um experiência e era o Mestre King.
Falhou.
As pessoas até que pagaram pelos primeiros capítulos, mas, embora continuassem lendo, pararam de pagar e ele descontinuou a ideia.

Meios que inspirados nessa tentativa de criar um canal diferenciado na internet, eu e meu sobrinho Carlos Júnior resolvemos tentar algo novo, pelo menos novo para nós.

Vamos escrever uma história a quatro mãos, diretamente em um blog. Eu criarei os capítulos ímpares e ele escreverá os pares. Eu publicarei os meus capítulos todas as sextas e ele postará os deles às terças. Ainda não sabemos quantos capítulos serão, vamos deixar que a coisa aconteça.

Criamos algumas regras, para podermos ter um mínimo de sintonia, já que ele vai escrever baseado no que eu escrevi, e cada próximo capítulo dependerá completamente dos anteriores.

Partimos de algumas regras simples, como não matar o personagem principal, pelo menos até o final da história. Nada de voltar no tempo e mudar tudo, para parecer que as coisas não aconteceram (Não estamos fechando a porta para viagem no tempo, apenas uma regra sobre como usar, se eventualmente usarmos). Nada de um dia o personagem acordar e descobrir que tudo era um sonho, nada de os personagens já estarem mortos e tudo que acontecer for "do lado de lá". Nada de destruir o mundo nem nada de controle de alienígenas (de novo, nada contra alienígenas, apenas queremos evitar os finais fáceis).

Queremos tentar uma coisa diferente, algo que nos force um pouco, que nos obrigue a pensar antes de escrever. Pessoalmente, estou considerando um desafio, vamos ver para que lado isso nos leva.

Se quiserem ver, já postei o meu primeiro capítulo,

Duas Vezes Dois - Capítulo 1 - Realidade Flexível

Agora estou esperando para saber o que acontece no capítulo 2, para eu poder escrever o 3!!

Espero que vocês que tenham a paciência de nos acompanhar, gostem de nossa história, eu estou muito entusiasmado com a ideia!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS