Confissões de um colunista - (ou "Se Sujou, Limpa! Se Quebrou, Emenda! Se Perdeu, Phodeu!")



Quando eu e Kassandra começamos a escrever uma coluna juntos, eu provavelmente fiquei mais feliz que ela. Ela não tinha costume algum com blogs (a bem da verdade, nem eu. Mas eu já tinha mantido um por algum tempo, tinha um bom conhecimento teórico) e acho que entrou nessa mesmo apenas pelo caso de amor que estava (e acho que ainda está) tendo com seu computador novo.

Eu, por outro lado, tinha mais razões para me alegrar com essa parceria. Quando ainda trabalhava nos laboratórios da antiga Unitins e a Kassandra era uma estudante do curso de Comunicação, eu sabia (tá, outro parênteses, que bom que a linguagem de blog me permite o que me der vontade... Eu tenho um dom. Não é uma coisa sexual, não é um dom masculino ou feminino, embora a história atribua esse tipo de dom mais a mulheres que a homens. Eu tenho isso de às vezes saber como uma pessoa será em alguns anos. Não é nada mágico, não posso ver o futuro de ninguém, nada super mesmo, pode até ser só uma questão de experiência, de costume, de comparação e análise, mesmo quando eu não percebo que estou comparando e analisando. Mas às vezes eu posso mesmo saber como a pessoa vai ser. E a Kassandra sempre me impressionou muito. Aliás, naquela época, com aquela turma, eu me alegro em ver que não errei em minha "pré visão" com nenhum dos alunos. Claro, depois de formados, mesmo alguns dos mais capacitados acabam por se tornar algo diferente, algo menor e pior do que poderiam ser, mas aí é mesmo uma questão carater, e isso não tem nada a ver com competência, capacidade, inteligência. Carater é uma coisa complicada, e é um assunto longo, para outro post, mas posso dizer que na época que a Kassandra estava na faculdade, foi formada provavelmente a melhor equipe de jornalistas deste estado, e muito me orgulha ter tido alguma participação nisso.) que ela ainda brilharia muito por aqui, e para além daqui.

E eu estava certo! E foi mesmo uma felicidade muito grande para mim, uma honra mesmo, compartilhar uma coluna com ela.

Porém, ao me divertir com a parceria, acabei deixando de observar outra coisa na Kassandra, além de seu enorme potencial para a Comunicação; eu deixei de ver seu lado mulher. Como era uma coluna que trabalharia com "opostos", eu passei a intensificar um lado satírico e machista nos meus escritos, para criar o contra-ponto com o lado "Pollyanna", feminino e sensível dela.
De verdade, eu acho que em algum nível, acabei me tornando um pouco a sátira que estava escrevendo, e pela piada, deixei de considerar o impacto que minhas linhas poderiam ter sobre ela.
Kass, homens são calculistas, mas não muito mais que as mulheres. Você mesma disse em seu texto que "Em relacionamento nós (as mulheres) fingimos um monte de coisas, somos estrategistas para conseguir o que queremos". Homens também!

Você disse que "muitas vezes (nós mulheres) rimos das idiotices que eles fazem e falam para conseguir uma transa com a gente." Nós também!!

Mas principalmente, você disse que "também (nós mulheres) caímos nas armadilhas que eles (os homens) aprontam, porque sempre acreditamos que o próximo da fila vai ser melhor." Minha amiga, por incontáveis experiências pessoais (e você até conhece algumas) eu te digo que os homens também!!!

As coisas que te frustram no mundo dos relacionamentos são as mesmas que nos frustram. Entendo bem que essa criação pequeno-burguesa machista européia que nós herdamos quase que a nível genético, nos tornou diferentes, nos colocou em pólos opostos, enquanto que tudo o que queríamos era cancelar os pólos e nos aproximar sem medo do sexo oposto.

Eu ouvia, quando era menino, os pais dos meus amigos (todos moleques ainda) dizerem que "Tranquem as suas vacas, porque meus bois estão soltos!"

Como é que você espera que a gente aja e reaja, com uma criação assim tão massificante? Para homens, pessoas sensíveis são mulheres ou "veados", "bichinhas" e você não faz idéia do tanto que é complicado ser criança e adolescente masculino no mundo dos homens. Nada de abraçar a mãe, para não parecer "viadinho", nada de cartões, de flores, de gentilezas...

Depois que a gente cresce mais um pouco, entende que vocês mulheres, que não tiveram essa criação idiota, mantiveram os elos de amor e carinho que todos nós tivemos na infância, e conseguiram leva-los para a vida adulta! Imagina o susto que todos os homens passam ao entender isso!

Aí, para compensar essa falha em nossa criação, inventamos o "Don Juan", um homem não sensível, mas um gênio (do mal?) que entendia completamente a parte feminina de todos os seres humanos, e a usava em seu próprio favor. Não um elo de ligação, mas uma técnica de sedução. Muitos acreditam que o Don Juan foi escrito pelo dramaturgo espanhol Tirso de Molina, em 1630, no livro "El Burlador de Sevilla" mas tudo que ele fez foi dar forma à lenda, uma das mais antigas da Europa.

Entende? Nossos antepassados transformaram em vilania a compreensão do coração feminino, nosso moral estaria salvo, nossa masculinidade preservada, se usássemos atributos "femininos" em proveito próprio, para conseguir noites de paixão e sexo rápido, sem compromissos ou consequências.

Todos os homens são criados nesse mundo, nessas regras. Vocês mulheres andam de mãos dadas, trocam de roupas juntas, andam nuas umas na frente das outras, comentam seus próprios corpos. Homens nunca!!! Mas seria inocente achar que somos tão diferentes. Fomos condicionados a ser diferentes.

Vocês são vocês sempre, nós passamos grande parte de nossa vida tentando nos auto-afirmar para depois nos afirmarmos socialmente, para finalmente tentar entender a dicotomia humana, que somos um só, vocês e nós.

A maioria dos homens morre sem saber disso.

Mas não perca suas esperanças, não desista de nós!! Alguns têm se saído muito bem por aí! Alguns são realmente confiáveis, e alguns querem mesmo, de coração, apenas amar sua mulher e ser amado por ela. Esses homens existem, Kass! E são mais numerosos a cada ano.

Você pode não entender isso, eu mesmo demorei para compreender, mas ser "macho" o tempo todo é difícil (E essa frase vai me render um monte de piadinhas de uma montanha de amigos e conhecidos, que vão questionar minha masculinidade, entende?).

Tudo está na criação, e podemos mesmo tentar mudar a próxima geração, mas nossos pais não entendiam isso como nós hoje podemos ver. Temos mesmo que ter paciência com essa geração, para podermos melhorar a próxima.

Acho que o que eu quero dizer é que sim, existem os maus, os bandidos, os irresponsáveis, aqueles que não têm mesmo uma preocupação com as mulheres, que as vêem apenas como um objeto para sua satisfação pessoal. Esses, que são invejados por amigos, e que alegam viver muito bem, terão velhices solitárias e tristes. Eu sei, eu vi isso. E é por saber, por ter visto, que tento ser diferente.

Mas desde que as mulheres queimaram seus sutians, surgiu uma nova classe de mulheres: aquelas que resolveram agir como esses homens. Existem mulheres predadoras, devoradoras de homens. Mulheres que agregaram para si justamente aquelas características que combatiam nos homens.

Sex And The City, ao vivo!!

Ainda estamos errados, Kass. A solução ainda não é essa. Esse é um passo, mas não é o fim da caminhada.

Eu por minha própria escolha, decidi que parte de mim vai se beneficiar do mundo dos homens, mas outra parte vai compartilhar características femininas, e no geral, vou tentar dar às mulheres (e a qualquer pessoa) exatamente o mesmo que gostaria que dessem para mim.

Nosso futuro é igualdade, o universo odeia o caos, tudo caminha para a igualdade, a estabilidade, a calma.

Não perca a fé em nós homens, porque eu (e muitos outros) ainda tenho muita fé nos humanos. De qualquer sexo!


O Texto original da Kassandra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS