Alô? (ou "E Agora, Quem Poderá Me Ajudar?")


Na casa de meu avô tinha um telefone muito antigo, que ficava orgulhosamente pendurado em uma parede verde, bem de frente à porta de entrada. Acho que era para ser visto mesmo. Eu pessoalmente não me lembro de te-lo visto funcionando, mas era imponente. Era feito de madeira, parecia mais uma caixa de marmelada em pé. A parte de falar (parecia muito com o cano de um bacamarte de bandeirantes) ficava presa na parte da frente da caixa, e era bom você ter altura suficiente. A parte de escutar era móvel, com um longo fio enrolado e ficava pendurada em um gancho, do lado esquerdo da caixa. Esse gancho abaixava com o peso da peça de escutar, e era esse movimento, para cima e para baixo, que determinava se o telefone estava ligado. Tinha uma pequena manivela ao lado, e duas sinetas na parte de cima, igual aquelas que a gente vê na TV, em cima de relógios despertadores, que serviam como campainha.

O primeiro número de telefone que minha família teve era 3346. Um número de 4 dígitos!!! Eu era bem moleque e não tinha autorização de mexer nele. Ele era preto, gancho por cima na horizontal, disco na frente, com um barulho estranho quando girado. Lembro quando colocaram um dígito a mais (4) e lembro quando foi adotado o sistema de 7 dígitos, (ficou 324-3346) e lí em um jornal alguém que não entendia absolutamente nada de Sistemas Futuros alegando que sete dígitos não eram sinal de progresso.

E acho que é aí que o bicho pega. O progresso do sistema. Nunca imaginamos isso! Quando eu era menino, telefonia sem fio era só no Jornada nas Estrelas, Internet não era possibilidade nem em filmes de ficção. Daí, em 15 anos, mudou a cara do mundo!

Eu ligava para um amigo, a mãe dele atendia:
_Tia, o Fernando está? _Não, Neto, ele saiu com o pai.
_Sabe que horas ele volta? _Lá prás seis...
_Tá, eu ligo mais tarde então.
_Tá certo, um abraço na sua mãe...

Ele volta as SEIS da tarde!!! Eu não falava imediatamente com ele, e nem ficava bravo ou aflito!! Eu falava com a MÃE dele! Ela mandava lembranças prá minha mãe!!

Hoje a gente entra no banheiro com o telefone, cinema virou uma tragédia, passamos a ser os terceiros no domínio do planeta, logo abaixo do celular e computador.

Entao, eu vou fazer uma chamada e o celular me avisa:
_Seus créditos estão acabando. Recarregue!! Sua chamada está sendo completada!
Ué, mas que raio de serviço é esse que eu não pedi?
_Boa tarde, meu telefone é...(seqüência interminável de identificação, para um mínimo de duas pessoas), eu queria pedir o cancelamento da gravação que avisa que meus créditos estão acabando.
_Senhor, essa gravação que está sendo disponibilizada é um serviço, que está sendo fornecido gratuitamente, para ajuda-lo a estar lembrando de estar recarregando seu celular.
_Ah, é um serviço. Então, por favor, anote aí o dia do aniversário dos meus filhos, prá me lembrar nas datas certas.
_Senhor, não está sendo fornecido serviço de recados.
_Mas você disse que era um serviço!
_Está sendo fornecido apenas o serviço de informação de final de crédito.
_Então é um serviço para a comodidade de vocês, no meu celular?
_...
_Então cancela.
_Senhor, este serviço, neste momento, não está podendo ser cancelado.
_Mas que caca...
_Podemos ajudar em mais alguma coisa?
_Mais alguma coisa? Você não ajudou em nada!!
_O senhor então estará sendo transferido para nossa supervisora. A empresa agradece sua chamada. Não deixe de classificar nosso atendimento.
Transferem, e eu nem pedi.
_Alguém com a mesma voz aparece.
_Em que podemos estar ajudando?
E aí, começa tudo de novo...

Acredito mesmo que existe um complô qualquer, alguma coisa no sistema telefônico que precisa nos colocar putos prá funcionar. Tem alguma tecnologia alienígena aí, que só permite que os telefones funcionem se alguém ficar fulo da vida, de vez em quando. Eles inventam coisas prá emputecer a gente, isso não pode ser capricho, tem que haver uma razão!

atrasei o pagamento do telefone, cortaram chamadas, recebimentos e internet. Eles estavam certos, eu errado, não briguei nem nada.
Finalmente paguei o atraso, troquei o plano de acesso à internet por uma mais barato e mais rápido (vai entender...), religaram e me mandaram uma conta referente ao período em que o telefone estava desligado.

Liguei várias vezes tentando explicar que eles não poderiam me cobrar trinta dias de serviço, uma vez que eles cortaram no terceiro dia.

Foram muitas chamadas, falei com 11 pessoas (nomes e números de protocolos anotados) e eles resolveram que iriam cortar de novo, se eu não pagasse.

Já no limite da paciência, liguei na Anatel, segui instruções, descrevi o ocorrido e mandei cópia para a Brasil Telecom.

Foi mágico!!

Emitiram um segundo boleto, telefonaram 3 (TRÊS) vezes prá saber se tudo tinha sido corrigido.
Tá, ainda tem alguns problemas; ainda me cobraram pela conexão Turbo com preço anterior, não o atual.Mas agora que já aprendi, mando uma mensagem prá Anatel explicando o problema, e só replico a mesma mensagem para a Brasil-Telecom.

Nem acho que seja o ideal, mas é legal saber que ainda tem alguma coisa prá fazer, quando a gente já perdeu a paciência e a compostura.

Ví um cara no Serginho Grossman um dia desses, e ele falava que, de tanto passar raiva com a operadora de telefonia, criou um sistema de vingança: Ele liga, passa todos os dados, e quando finalmente a pessoa do outro lado da linha está ouvindo, ele vai, lentamente, abaixando o tom da voz. A medida que o tom da voz abaixa, a operadora vai apertando o fone de ouvido contra a orelha.Quando a voz dele está bem baixinha (e ele supõe, o fone da operadora bem apertado contra o ouvido interno), ele dá um gritão!! E desliga!!!

Sempre tem um jeito de trazer justiça para os sofridos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS