“Clichê” ou “Cinco Adolescentes e uma Cabana Abandonada”
Não me lembro ao certo qual foi o primeiro filme no estilo que eu vi. As pessoas aceitam como fato que a origem do estilo de filme de adolescentes, cabana e assassino tenha sido o Sexta-Feira 13, de 1980, primeiro de uma franquia de 12 filmes para o cinema e uma série para a TV.
Imagino que sim, Sexta-Feira 13 deve ser o precursor, mas a rigor, não é o primeiro, já que o grupo de adolescentes não era composto por apenas 5 e eles não estavam em uma cabana, mas sim em um acampamento. Abandonado, mas não cabana.
Assim, provavelmente o primeiro realmente seja o “A Morte do Demônio” (The Evil Dead), de 1981.
Aqui, cinco adolescentes vão passar as férias em uma cabana abandonada onde, sem querer, acabam lendo um encanto em um livro e libertando um terrível mal, nesse caso, um demônio.
Mortandade, sangue e tripas.
O estilo agradou muito e foi copiado à exaustão!
Durante o processo de "plágio criativo", houveram mudanças: Às vezes não eram 5 adolescentes, mas uma família, pai, mãe e 3 filhos, ou pai mãe, cunhado/a e dois filhos. De vez em quando havia um cão.
A cabana pode sair da floresta e ir para um pântano ou um geleira. Pode se transformar em um bunker da segunda guerra ou em uma caverna.
Mas a estrutura permanece a mesma. Lugar abandonado, um mal liberado, mortes horríveis.
No geral, os 5 adolescentes têm até características comuns através dos filmes. Tem o cara forte e burro, o nerd, o que reluta em assumir o comando. a menina “piriguete” e a virgem.
Essas características são tão fortes que um filme chamado “O Segredo da Cabana” (The Cabin in The Woods) usa o clichê para explicar a razão pela qual os filmes são feitos assim!!
O perigo mortal varia de filme para filme - demônios, monstros, bruxas, nazistas, zumbis nazistas, assassinos loucos com moto-serra, ganchos ou tesouras, alienígenas, vírus ou doença misteriosa –, mas a estrutura é sempre a mesma.
Assisti ontem a um filme do estilo chamado “Exists” no qual 5 adolescentes, 3 rapazes e duas garotas, ficam isolados em uma cabana no meio da floresta, e são dizimados lenta e dolorosamente pelo Pé Grande!
Claro, há sempre um diretor jovem e novo, recém chegado a Hollywood, com alguma ideia revolucionária, que acaba por inovar e sofisticar os conceitos estabelecidos.
Partindo dessa promessa no site do filme, tive o prazer (?) de assistir a “Dark Space”, ficção científica e não terror, sem cabana!!
Desta vez, SEIS adolescentes (e não cinco!!) estão em uma nave espacial (não em um carro) que tem problemas mecânicos e cai em um planeta desconhecido (não uma floresta). Claro, o rádio de bordo da nave (não um telefone celular) não funciona e eles se veem obrigados a se refugiar em uma construção antiga (não uma cabana). Eventualmente, descobrem que o planeta é assombrado por um monstro alienígena que pode ficar invisível (não um demônio, bruxa, nazista, zumbi nazista, assassino louco com moto-serra, ganchos ou tesouras, vírus ou doença misteriosa) e eles são atacados e dizimados lenta e dolorosamente!
Só coisa boa!!
Comentários