Quanto pesa uma arroba em meu e-mail?

arroba

Esse post trataria de outro assunto, e eu iria usar a @ (arroba) apenas como exemplo. Mas ficou tão grande que tive que dividir o post em duas partes. Então vamos à primeira:

Como a informática é uma ciência moderna, ela acabou por incorporar alguns termos que já existiam antes. Um bom exemplo é a @ (Arroba).
Antes de Gutemberg e sua prensa para imprimir escritos, eram os escribas que tinham o ofício de manter  registros documentais. 
No comércio, a presença de um escriba era fundamental e, muitas vezes, eles eram tratados com mais regalias que os nobres.
Por uma razão de praticidade ou pela necessidade de se fazerem entender por outros escribas que falavam outros idiomas, alguns símbolos foram criados para representar conceitos. Assim, a @ surgiu tendo o valor de “na casa de” ou “em”.


Com a chegada da imprensa, a @ continuou existindo nos livros de contabilidade. Ele aparecia entre o número de unidades de um produto e seu valor individual. Por exemplo, 20@£5 significava “vinte unidades de um produto ao preço de cinco libras cada”. Foi nessa época que o símbolo @ ganhou o nome de “at” (“a” ou “em”) em inglês, usado até hoje.

Ao fazer comércio com a Espanha, os ingleses apresentaram seus documentos contábeis. Os espanhóis, por não saberem o significado de “a” ou “em” que os britânicos deram à @, entenderam que o símbolo era uma unidade de peso e como a medida dos espanhóis se chamava “Arroba”, eles aceitaram o símbolo como valor de peso. O interessante é que em uma interpretação das escritas inglesas, 20@£5 significam para os espanhóis “vinte arrobas do produto, a cinco libras cada”.
Assim, com o significado comprometido e mal entendido, o símbolo foi se espalhando.


arroba

(Apenas para explicar, a medida de peso arroba espanhola herdou seu nome de “ar-ruba”, palavra árabe que significa “a quarta parte”. Uma arroba equivale a 15 quilos e é a quarta parte arredondada de um “quintal”, outra medida de nome estranho e que vale quase 60 quilos [58,75 para ser exato]. No Brasil, o comércio de carne de boi ainda é feito usando como medida de peso a arroba.)


Quando as primeiras máquinas de escrever foram criadas, o símbolo @ foi incluído e sobreviveu até os teclados dos computadores.

Finalmente, em 1972, Roy Tomlinson, funcionário da empresa BBN (Bolt, Baranek &Newman), envolvido com o projeto Arpanet (precursor da Internet), se tornou o primeiro homem no mundo a mandar um e-mail. 
A Arpanet já permitia troca de mensagens, mas era necessária uma maneira de separar o nome da pessoa que enviava a mensagem do nome da máquina, de onde a mensagem seria enviada. 
Tomlinson queria usar um símbolo para separar o nome do remetente do nome do computador, mas tinha que ser um símbolo que nunca aparecesse nem em nomes de pessoas ou de computadores. Olhando seu teclado, um Model 33 Teletype, Tomlinson viu o @ e decidiu usa-lo. Já que o símbolo em inglês é chamado de “at” (em), ele passou a usar no formato “usuário@computador”. 
Assim, o primeiro emdereço de e-mail da história foi tomlinson@bbn-tenexa. Os termos complementares como .org, .edu, .com.br só foram criados muitos anos depois.

CIMG8635
O computador que enviou o primeiro e-mail da história! 

E, para quem acha que a palavra “arroba” não tem nada a ver com o símbolo @, vale comentar que esse símbolo tem nomes bem estranhos pelo mundo. Em muitos lugares, que não possuíam as referências inglesas ou espanholas, a @ foi um símbolo completamente desconhecido por muito tempo, e acabou por “herdar” o nome de alguma coisa que parecesse com sua forma. 
Na Itália ele é chamado de chiocciola (caracol). Na Suécia a arroba é conhecida por snabel (tromba de  elefante), e na Holanda de apestaart (rabo de macaco). 
Outros países nomearam o símbolo a partir de doces espiralados ou arredondados. Na Áustria eles a chamam de strudel, na República Tcheca, zavinac, em Israel shtrudel e em alguns lugares da Europa, pretzel.

pretzel
Um pretzel. Gosto muito! 


Continuo dentro desse assunto no próximo post, "O que é Kilo, Mega, Giga..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

As Pílulas de Farinha e a Memória Popular