A Revolta das Máquinas (ou "Nunca Aposte Contra O Acaso")


Hoje em dia existem vários neologismos para determinar gente como eu: Tecnomaníaco, Cybermaníaco, tecnólatra e por aí vai, mas eu sou mesmo viciado em tecnologia.

Não chega a ser uma compulsão, não fico em frente a loja de eletrônicos às 6 da manhã, esperando abrir para ver as novidades, mas também me recuso a escrever em papel. E pode parecer uma postura ecológica (gosto até de pensar que é), mas a verdade é que, se temos teclados e telas touchscreen, pra que usar papel pra fazer anotações?

Eu gostaria de ter nascido daqui a 100 anos, só pra ver como as coisas vão estar! (Espero que os espiritualistas estejam certos, e eu possa realmente dar uma espiada no século XXIII...)

Claro, a despeito dessa dependência absoluta que temos da tecnologia (e eu acredito mesmo que se ficássemos sem eletricidade, em 10 anos estaríamos morando em cavernas novamente), as essas coisas falham.
E falham feio.
E me parece que elas combinam falhar juntas.

Vamos lá, 4 dias atrás, tinha eu um trabalho para fazer.Esse trabalho requeria grande utilização de meu computador, que foi montado por mim mesmo, para ser uma ilha de edição.
Eu deveria ter desconfiado quando, logo de manhã, descobri que meu celular não estava funcionando. (Ele é Claro, e vou dizer, isso tem acontecido muito!) Naquela área do visor do celular, onde deveria ser lido "CLARO TO 63" havia algo assim "@@@@@@@@@@@".
Em movimento rolando da direita para a esquerda.
Eu até prefiri, na hora, que fosse um problema no aparelho, porque quando é na Claro é só raiva e perda de tempo, para ligar pra eles e reclamar. Desliguei, liguei de novo e nada.

Para determinar se ele estava funcionando, resolvi usar o telefone de casa para ligar para ele. Surpreendentemente, o telefone de casa não dava linha!! (Brasil-Telecom, nem é ruim, mas se você um dia trocar de plano, vai passar uma raiva danada, história para outro post).

Bem, ainda tinha internet, então o problema deveria estar no aparelho. Eu havia trocado a bateria do telefone de casa a alguns dias, achei que poderia ter feito algo errado, abri, limpei, liguei de volta, nada...

Falo com minha namorada pelo G-Talk, "estou com esses problemas aqui..." e ela diz que a pessoa que tinha encomendado o serviço avisou a ela que havia ocorrido algum tipo de problema na divulgação, e o material teria que ser apresentado mais cedo!
Então, deixa pra lá os telefones, vamos correr com o trabalho.

Abro o Corel pra ver a arte e puff, O COMPUTADOR DESLIGA! Do nada!!

Desligo o transformador, respiro fundo, conto até 10, ligo de novo, nada. Cheiro os cabos, cheiro a fonte, nada com aroma de torrado.

Sem outra alternativa, desligo todos os cabos, removo a CPU de seu lugar, abro, removo as placas, procurando o erro.

3 horas depois, no mais completo desespero (Nem me importo muito com placa mãe ou processador queimado! Se você sabe o que é o problema, meio caminho andado), sem ter uma única pista sobre o que aconteceu, larguei tudo e fui andar pela rua.

Tenho certeza que seu eu tivesse um relógio de pulso, ele estaria marcando a hora errada.

Ligo para avisar ao empregador que não terei condições de entregar o trabalho a tempo, peço mil desculpas, constrangimento geral.
Volto para casa, Os telefones ainda não funcionam, é claro. Remonto o computador, religo os cabos, faço uma pequena prece binária e ligo de volta.

Funcionou!

Achando que não daria mais tempo, ainda assim corro para os arquivos do trabalho, quem sabe ainda consigo entregar...

E aí, faltou energia.

Será que não paguei? Acho que paguei, vou lá fora, olho o relógio, todos estão parados, não só o meu, então que bom, me ferrei mas não foi sozinho.

Volto para dentro de casa, vencido.

Abro a geladeira para beber água, tudo escuro lá.
Iludido, volto para meu lugarzinho de trabalho, e inocentemente, tento ligar a TV com um controle remoto que não consegue fazer o aparelho funcionar sem energia.

Me sentindo traído e idiota, vendo que já está tudo perdido mesmo, decido tomar um banho, entro no banheiro, tento, em um ato reflexo, acender a luz. Que caca...

Tiro a roupa, entro no box, ligo o chuveiro e uma água gelada no pescoço me faz lembrar, de novo, da falta de energia.

Não fosse tecnomaníaco, eu iria mesmo procurar uma caverninha confortável pra alugar...

Comentários

Criska disse…
Nesses dias eu tenho vontade de voltar para casa, entrar debaixo das cobertas e esperar o dia acabar logo.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS