A Caixa (ou "Quando Os Economiários Enlouquecem")



Bem, aí, lá vou eu para a Caixa Econômica Federal, sacar o meu Fundo de Garantia. Papelada toda na mão, carteira de trabalho (sim, eu tenho uma!) no bolso, porta giratória, volta lá e tira as chaves do bolso, sim senhor, um monte de gente e nem uma placa indicadora.
_Seu guarda, onde posso fazer o saque do Fundo de Garantia?
_Pergunta ali pra menina do caixa.
_Oi, onde eu faço o saque do Fundo de Garantia?
_Terceiro piso. Você já fez o agendamento?
_... agendamento...? Bem, nessa folha aqui está escrito que é pra buscar hoje, então acho que sim, se está aqui deve estar agendado.

Terceiro andar, escadinha estreita, grande placa com as letras FGTS, algumas pessoas sentadas nas cadeiras, nada de maquininha para número de atendimento..

_Seu guarda, onde estão os números para atendimento?
_Tem que ir naquela menina ali, pedir o agendamento do atendimento.
_Ah....

_Oi, eu queria agendar um atendimento para sacar meu fundo de garantia.
_Pois não senhor, o senhor precisa ligar no 0800-726-0101.
_Não, espera, eu queria agendar um atendimento aqui na agência.
_Sim, senhor, para agendar um atendimento, o senhor deve ligar no 0800-726...
_Certo, eu entendi. Mas eu estou aqui agora, é possível que você faça o agendamento para mim?
_Não, senhor, apenas pelo 0800-726...
_Tá, tá, entendi.

Ela pega um papel, já meio amarelo de tanto ser manuseado, onde tem impresso o famigerado 0800. Eu, meio que no automático, copio. Ela sai para atender um telefonema, parece alguém conhecido, e alguém engraçado. Ela se diverte, eu fico feliz!

Claro, esqueci o celular em casa, não tenho como ligar para o 0800. A boa menina finalmente encerra a chamada, eu pergunto a ela se não é possível que ela faça o agendamento para mim, já estou aqui, minha casa é longe...
_Não senhor, apenas pelo 0800...
_Certo, certo. Eu posso usar o seu telefone para ligar? Esqueci o meu celular em casa.
_Não senhor, esse telefone é apenas para assuntos internos.
_Bem, é um assunto interno, já que estou aqui dentro e quero ser atendido aqui dentro.
_Não senhor, esse telefone só pode ser usado por funcionários.

Certo, provavelmente se eu usar, ele vai queimar, ou derreter, ou explodir.

_Bem, você pode então ligar no 0800 para mim, para fazer o agendamento?
_Não, senhor, o senhor mesmo deve ligar.

E la estava eu, sem poder usar o telefone da Caixa Econômica Federal, para ligar no 0800 da Caixa Econômica Federal, para pedir a gentileza de que me atendam na mesma Caixa Econômica Federal.

_Bem, considerando que já estou aqui, e sem telefone, tem alguma maneira de eu solicitar um agendamento para ser atendido?
_Claro senhor, fale com o gerente. Primeiro andar.

Claro senhor, que o gerente não estava na agência. E claro senhor que ele voltaria em 5 minutos. E claro senhor que não voltou nos próximos 20 minutos.

E claro senhor que, quando finalmente, vencido pelo sistema irracional, volto para casa e tento ligar no 0800, o maldito número só dá ocupado...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Kilo, Mega, Giga...?

O Paradoxo de Fermi - Por Que Não Vemos Evidências de Vida Fora da Terra?

INVICTUS